Percurso de um Fundo Monástico – Do Mosteiro de Lorvão ao Ciberespaço

0
4

Este seminário temático, de carácter multidisciplinar, representa a sequência inevitável do primeiro seminário, “Dos Monges de São Mamede às Monjas de Santa Maria do Lorvão – continuidades e rupturas na cultura unducentista do Mosteiro Laurbanense”, realizado em Março de 2010, ambos a partir do tema de Investigação de Inês Correia: Iconografia e Arqueologia dos códices medievais do Fundo Laurbanense (SFRH/BD/44192/2008).

Para este seminário de 2011, reuniram-se, com sucesso, diversas perspectivas sobre o seu fundo medieval tendo sido possível destacar a relevância deste património a partir do seu significado documental e impacto cultural, que viriam a justificar a sua digitalização integral por parte da Direcção-Geral de Arquivos.
Assim, partindo do Cartório e da Livraria Medievais, atravessando as vicissitudes do tempo, ao longo de mais de dez séculos, comemoramos a salvaguarda das fontes manuscritas que chegaram até hoje, permitindo, à luz das novas tecnologias, a sua democratização e projecção futura. Com a possibilidade de participar na continuidade da sua história, dedicamos uma série de contribuições, que uma vez mais se cruzam na valorização de um património insubstituível na nossa identidade cultural.
Esta iniciativa do IEM, organizada pelo Grupo de Investigação Imagem e Texto Medievais, conta com os apoios da DGARQ/MC, Universidade de Coimbra, Câmara Municipal de Penacova, Junta de Freguesia de Lorvão, METATHEKE Software e Delta Q.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui