REGENERAÇÃO URBANA – Penacova avança com construção de estacionamento subterrâneo

0
2



A Câmara de Penacova vai avançar com a construção do parque de estacionamento subterrâneo, junto ao Largo Alberto Leitão, bem no centro histórico da vila. O concurso público já foi lançado e as estimativas do presidente da autarquia apontam, «com margem», para que  a obra «esteja concluída no Verão de 2012».

Em causa está uma obra fundamental para Penacova, uma vez que «o Largo Alberto Leitão, frontal à Câmara, está hoje transformado num parque de estacionamento, facto que não dignifica o espaço, nem permite que seja usufruído», afirma Humberto Oliveira, presidente da Câmara de Penacova, fazendo notar «a sobrecarga de automóveis» que tem “inundado” aquele espaço, frontal aos Paços do Concelho, nos últimos anos, por uma simples razão: não há alternativas.


Aliás, o autarca faz notar que já vem de longa data a preocupação de “disciplinar” a utilização daquele espaço. E lembra que, em 2001/2002, a «Câmara da altura avançou com o estacionamento pago», de forma a conseguir alguma harmonia no Largo do Terreiro, como é habitualmente designado. Todavia, a resposta continuava a faltar e também foi por isso que o anterior executivo, presidido por Maurício Teixeira Marques, «avançou com  a ideia de criar um estacionamento subterrâneo, mesmo sob o parque actual». Humberto Oliveira recorda que ainda foram feitos estudos prévios nesse sentido, mas o executivo que lidera entendeu «que esta solução poderia trazer alguns riscos». A começar pela proximidade da igreja, uma vez que as escavações a efectuar poderiam ficar “bloqueadas” pela presença de «vestígios arqueológicos».


«Acabámos por optar por outra solução, nas proximidades», refere o autarca, fazendo notar que havia «um terreno disponível, cujo proprietário também estava disponível para o alienar». Ou seja, uma oportunidade perfeita que a Câmara de Penacova resolveu “agarrar”, avançando com o projecto na Rua da Eirinha.


Cinco espaços comerciais


Feitos os necessários estudos, o concurso público foi lançado e publicado no passado dia 13 em Diário da República, um facto que dá garantias de que o parque de estacionamento subterrâneo vai mesmo avançar. «É mesmo para ir para a frente», assegura o autarca.


A obra tem um preço base de 968.154, 59 euros (mais IVA) e envolve trabalhos de demolição, movimento de terras, construção da estrutura de betão armado, redes prediais, instalações técnicas e de segurança e ainda arquitectura. Empreitada que, de acordo com Humberto Oliveira, já tem financiamento garantido no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) de cerca de 950 mil euros.


O parque vai ter capacidade para estacionar 83 viaturas e, para além de salvaguardar as questões de acesso a pessoas com mobilidade reduzida, vai permitir, também «um aproveitamento e valorização do espaço, com a instalação de cinco lojas», refere o autarca. »«Não estamos a falar de um centro comercial», alerta, mas faz notar a importância que estes cinco espaços comerciais podem ter na valorização do centro histórico de Penacova.


A empreitada tem uma duração prevista de oito meses, facto que leva o presidente a admitir que «dentro de um ano esteja pronto». Todavia prefere dar «alguma margem» e aponta o «Verão de 2012» como altura certa para começar a utilizar o parque de estacionamento subterrâneo. 


Manuela Ventura – Diário de Coimbra