OPINIÃO – 100 000 é um bonito número!

2
3

Em três anos de existência, depois de ter sucedido ao Notícias de Penacova, está a tentar conseguir ser um blogue de referência em Penacova, que pretende estar ao serviço dos penacovenses. Aos poucos foi construindo o seu percurso, enriquecendo o seu leque de colaboradores, os seus conteúdos, adaptando-se às novas formas de comunicar, sempre em busca do equilíbrio certo, procurando sempre ser um espaço onde todos se sintam bem representados e com vontade de participarem cada vez mais no dia-a-dia da sua comunidade.

Recentemente, o Penacova Actual deu outro passo na tentativa de chegar mais além, a mais penacovenses, sempre com a preocupação última de divulgar, discutir e promover Penacova. Aderindo ao facebook, conseguiu, em pouco tempo, alcançar a meta (imposta) dos 5000 amigos e que se tem mantido estável até aqui. Aderiu ao Twitter, Ficou mais acessível, mais interativo levou Penacova a mais penacovenses, de todas as idades e condições, de todo o concelho, país ou mundo. Internacionalizou-se ou então, como referiu o Catela, “ganhou maturidade”. E ao ganhar essa maturidade, pode dizer-se que já faz parte do quotidiano de muitos penacovenses, de todo o mundo. Está comprometido com o concelho  e a sua população, com as instituições e com as associações.

Por isso mesmo, por chamar a si parte dessa responsabilidade, por achar que está no bom caminho, é que necessita, cada vez mais, da opinião de todos os que se sentem próximos deste concelho. Essa participação é fundamental para que o Penacova Actual possa prosseguir o seu objectivo, como espaço onde a discussão, promoção e divulgação de Penacova serão sempre encaradas como uma prioridade, seja para elogiar ou para criticar, denunciar, ou tão somente para divulgar e promover aquilo que é nosso e que, por ser nosso, deve ocupar um lugar especial nas nossas preocupações.

Claro que dá trabalho. Exige muita dedicação, por vezes até demais, mas também funciona como um escape para encarar com otimismo o futuro de Penacova, mesmo tendo consciência de que nem tudo está bem, mesmo tendo que admitir que há coisas que (ainda) não funcionam e que, nesta altura, com o Verão à porta, já deveriam estar a ser preparadas, arranjadas e convidativas aos olhos de quem nos visita.

De todo o modo, nada disto faria sentido, ou seria até possível, se não fosse o interesse manifestado por aqueles que diariamente, visitam ou regressam à sua terra natal, através do Penacova Actual. Estejam longe ou perto, sabem que à distância de um simples clique podem saber, a todo o momento, o que acontece por aqui, onde podem ir ou ficar, comprar ou simplesmente apreciar. Parecendo que não, ainda há muito por descobrir em Penacova. E tendo consciência disso, é que, mais uma vez, dirijo um apelo a todos penacovenses que sintam necessidade de contar, descrever ou retratar Penacova ou o seu concelho, que nos enderecem essa experiência para publicação.

Em meu nome e em nome de todos os colaboradores do Penacova Actual, agradeço a confiança que têm depositado neste projecto, pois só assim ele poderá continuar a ser, não só a voz, como refere o Óscar, mas também os olhos e os ouvidos do concelho de Penacova, sempre numa perspectiva construtiva e dinamizadora da sociedade em que vivemos e que queremos deixar aos nossos filhos.

Pedro Viseu

2 COMENTÁRIOS

  1. Pedro, apenas um simples clique que faço diariamente, praticamente há mais de dois anos, até mesmo antes de conhecer Penacova, sabendo assim o que acontece, conhecendo e planejando onde ir quando voltar, somente apreciando… Pode alguém pensar que não há muito o que descobrir em Penacova, mas sei que há pois acompanho a vida dessa Vila todo esse tempo e não me canso de ter surpresas, na maioria das vezes muito boas. Que continue tendo a colaboração das pessoas de boa vontade e que amam este Conselho tanto quanto você. E nós aqui de longe por enquanto vamos alimentando nosso conhecimento, nossa alma e coração. Como já te disse uma vez, você é o mediador perfeito para esta missão com toda o seu equilibrio e dedicação. Grande abraço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui