OPINIÃO – A verdade nua e crua

1
3

Há exactamente uma semana, foi divulgado o vídeo promocional que o Município de Penacova mandou fazer, a alguém com competência para o efeito, para promover Penacova. Ao vê-lo, qualquer penacovense depressa se comove e se enche de orgulho com as imagens que vê da sua terra. Sem dúvida que o resultado obtido promove Penacova como nenhum outro até aqui. As paisagens, o património, a gastronomia, a hospitalidade, enfim tudo aquilo que um turista necessita de ter para (preferir) visitar esta linda terra. Porém, quando se verifica que, apesar de belo, tal filme promocional enferma de falsidade, qualquer um é levado a pensar se não seria preferível ter optado por local diferente. Apesar de se manterem as paisagens, a gastronomia e algum do património, pouco daquilo que sobre o Hotel Penacova se diz corresponde à verdade. Os alojamentos beneficiados com a magnífica vista sobre o Mondego, apesar de existirem, não estão acessíveis ao público, pelo simples facto de estar encerrado o hotel. Para além disso, e surpreendentemente, os responsáveis pela maior parte do capital da sociedade que gere o hotel, nada sabem acerca do futuro daquele e do outro imóvel a ele contíguo.
Voltando ao filme promocional, tenho a dizer (mais uma vez) que está excelente. Os comentários daqueles que se encontram longe, do outro lado do Atlântico e não só, são demonstrativos da satisfação com que puderam observar Penacova. É por isso importante, resolver a questão do Hotel Penacova, cabendo aos responsáveis pela salvaguarda da imagem de Penacova, encontrar um solução que ponha termo a este incómodo que é apresentar como tendo algo que não se tem e depois ter que encontrar (à pressa) uma justificação para o ridículo da situação, que nos remete a todos para uma realidade embaraçosa, passível de ser considerada publicidade enganosa.

De todo o modo, à semelhança do que aconteceu com a candidatura da Livraria do Mondego, a maravilha natural de Portugal, também o Hotel ou a Pista de Pesca de Penacova se podem divulgar, mesmo sabendo que parte desse conteúdo promocional, nem sempre corresponde à realidade esperada, e desejada.

Pedro Viseu



1 COMENTÁRIO

  1. O hotel está fechado apenas por má gestão e falta de acessos na minha opinião. Quanto as accionistas maioritários do edifício, a Santa Casa da Misericórdia de Penacova, nada podem fazer visto a última gerência ter fechado o hotel e levado todas as chaves de acesso ao mesmo pelo que me foi dito. Sendo assim está a decorrer um processo de despejo que promete demorar visto a justiça Portuguesa ser bastante eficaz. Daí nenhum futuro pode ser prometido a este belíssimo hotel, está nas mãos da justiça e penso que nada mais se pode fazer senão esperar. Quanto tudo estiver resolvido que espero o mais rápido possível a prioridade deveria ser entregar o hotel a alguém capaz e responsável para fazer a gestão que ele merece. Até lá podemos esclarecer que existem mais espaços de acolhimento de turistas em Penacova. Já tive acesso a este vídeo à algum tempo atrás e o que me entristece mais do que a falta publicidade é falarem do HotelDe Penacova quase como o único sítio onde se pode dormir em Penacova e esquecerem-se dos outros que embora sejam escassos eles existem.