II PRÉMIO BARCA SERRANA – Rebordosa no seu Melhor

0
3

No passado fim de semana mais de seis centenas de pessoas marcaram presença nos diversos espectáculos organizados pela União Popular da Rebordosa, pelo seu Grupo de Cavaquinhos e pelo Grupo de  Jovens “Rebordosa Melhor”.
Na tarde de Sábado deu-se início ao fim de semana cultural com o restauro do Barco do Rio Mondego, com o trabalho do CALAFETE,  Sr. Júlio e dos seus ajudantes, os Barqueiros Armando Espírito Santo e António Ventura. De seguida, e já com a presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal, Dr. Humberto Oliveira, do Sr. Vice-Presidente Engº. Ernesto Coelho, da Srª. Vereadora da Cultura e das Associações, Dª. Fernanda Veiga e do Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Lorvão, Dr. Mauro Carpinteiro, deu-se início à inauguração do Parque Infantil, da Sala de Reuniões e Troféus e das melhorias na cobertura da sede da U.P.R., tendo na ocasião os Srs. Presidentes da Câmara e da Junta de Freguesia, realçado o trabalho e a dinâmica dos directores da colectividade e o apoio dos sócios e amigos da U.P.R., às quais se seguiram diversas actividades pelo Grupo “Rebordosa Melhor”.
À noite, seguiu-se um dos momentos culturais mais aguardados, com um brilhante concerto oferecido aos presentes pela Banda Filarmónica Boa Vontade Lorvanense, só possível devido à grande qualidade e empenho dos seus elementos e à magnífica direcção do seu Maestro. Para encerrar, actuou o Grupo de Fados “Rapsódia” da Secção de Fado da A. A. Coimbra que animou os presentes com diversas interpretações da canção coimbrã.
No Domingo, logo de manhã, começaram por chegar os diversos Grupos de Cavaquinhos convidados para o II Barca Serrana pelo Grupo de Cavaquinhos da União Popular da Rebordosa, os quais foram encaminhados para uma visita guiada em autocarro, nomeadamente  à Câmara Municipal de Penacova, Mosteiro do Lorvão, Junta de Freguesia e Capela da Rebordosa, que terminou com o almoço convívio, que reuniu cerca de duzentas e cinquenta pessoas. Satisfeitos os prazeres da gula, deu-se então início ao II Barca Serrana com a actuação dos diversos Grupos que animaram os presentes com as suas canções.
Durante todo o dia decorreu, junto à sede da U.P.R., uma divulgação das profissões tradicionais, paliteiras, canastreiro, sarreiro e calafete, que maravilharam a atenção e curiosidade dos presentes.
É desejo de todos, que para o ano se volte a repetir este evento, que teve como objectivo divulgar  a cultura e também a freguesia e o concelho de Penacova, junto de quem nos visitou.
Finalmente a organização apresenta os seus agradecimentos a todos os patrocinadores, ao Município e à Junta de Freguesia todo o apoio prestado. 

Texto de José Almeida