Fanfarras proporcionaram grande animação em Penacova

0
2
Cerca de um milhar de executantes e muitas centenas de populares deram um colorido diferente às comemorações do Dia do Bombeiro

 

A vila de Penacova recebeu ontem IV Encontro de Fanfarras dos Bombeiros Voluntários, uma iniciativa incluída no programa comemorativo do Dia do Bombeiro, que proporcionou uma tarde animada aos participantes e população.
Ao colorido dos fardamentos e das músicas das 11 fanfarras participantes, aliou-se a grande adesão popular, com uma boa moldura humana, com centenas de pessoas que reafirmaram o gosto por esta iniciativa, que se realiza de três em três anos.
Nesta edição, marcaram presença 10 fanfarras convidadas, para além da anfitriã, oriundas de corporações como os Voluntários de Brasfemes (Coimbra), Cantanhede, Coja, Figueira da Foz, Soure e Tábua, todas do distrito de Coimbra, tendo marca do presença os agrupamentos de Vila Nova de Ourém, Marinha Grande e Lixa.
Esta última, do concelho de Felgueiras, distingue-se por ter mais de 100 elementos, sendo uma das maiores do país.
O desfile das fanfarras teve início junto à rotunda da roda, finalizando com uma actuação em frente aos Paços do Concelho. Cada um dos agrupamentos saiu à vez e mostrou-se à população, durante todo o trajecto, fazendo uma apresentação especial junto das entidades, entre as quais se contavam o presidente da Câmara Municipal de Penacova, Humberto Oliveira, e o comandante do Corpo Activo dos Bombeiros Voluntários de Penacova.
Cada uma das fanfarras recebeu ainda prémios de participação e lembranças do município, neste dia em que, segundo a corporação da casa, se pretendeu homenagear «as mulheres e homens que, ao longo dos últimos 81 anos, se dedicaram a esta causa no município de Penacova».
O programa de comemorações do Dia do Bombeiro Português prosseguiu hoje na Biblioteca Municipal de Penacova, com um encontro com as crianças do jardins-de-infância do concelho.

[fotos]