Orégãos – A Especiaria de Penacova

4
1

 

 Hoje vou falar de Oregãos. E porquê? Porque Penacova é riquíssima nesta Especiaria.
A variedade que aqui cresce livremente é a favorita e a mais familiar das especiarias. Encontrada em pizzas, molhos para massas e pratos italianos, a qual os Cozinheiros apelidam de Orégão Mediterrâneo (turco). Aconselho a experimentar, para quem não sabe, em pratos de frango, peru, saladas, pão, queijos…arroz. Toda a nossa Gastronomia de modo geral fica saborosa e com um toque especial temperada com Oregãos. Experimente por exemplo, temperar as azeitonas verdes, com Oregãos, sal e casca de laranja e deixe-as curtir. Depois tempere-as a gosto. Vai gostar com certeza.
  Poucas pessoas param para pensar de onde os Oregãos vêm ou como eles se tornaram tão indispensáveis para as nossas refeições favoritas. O Orégão Mediterrâneo ganhou popularidade nos Estados Unidos depois das tropas que estavam estacionadas na Itália voltarem da Segunda Guerra Mundial. É muito aromático e pouco amargo com um toque de menta como essência.
  A nossa jornada começa na Serra do Buçaco – onde os Orégãos crescem na natureza há anos – em direcção à Espinheira. Aqui, a planta, cujo nome é derivado do grego, “Oros ganos” (alegria da montanha), nasce nas valetas, mesmo na borda da estrada, onde muitos de nós passa todos os dias. De quando a quando lá se vê alguém a apanhar Orégãos, de saco na mão. Continuando a caminhada, pode-se encontrá-los também na Chã e na estrada em direcção ao Casal de Sto. Amaro. Aqui crescem aos molhos. Se procurarmos bem encontraremos mais locais em Penacova onde nascem e crescem estas especiarias. Raramente colhidas e aproveitadas, são sempre colhidas pelas máquinas da Câmara Municipal aquando da limpeza das valetas. Contudo, a semente propaga-se com o vento, e todos os anos nascem, sempre, mais.
  Poderá haver, com certeza, quem não saberá que planta é. O Orégão Mediterrâneo é uma planta pequena, Origanum vulgare, que cresce até atingir cerca de dois a três pés de altura. A erva floresce durante a Primavera. Em Junho e Julho, é colhida à mão e seca ao sol. A colheita é um processo penoso. A planta tem de ser colhida ainda verde para os sacos, para ter esse tom depois de seco e garantir que os Oregãos são 100% puros e aromatizados.
  Segundo os Médicos, o Orégão tem alta actividade antioxidante pela presença de ácido fenólico e flavanóides. Adicionalmente tem propriedades antimicrobianas contra bactérias como Listeria monocytogenes e outros patógenos presentes nos alimentos, o que faz com que ajude a preservar alimentos. Aqui deixo a tabela de Vitaminas em cada 3g (o que equivale a 9 calorias).
NUTRIENTES
QUANT.
DDR (%)
DENSIDADE DO NUTRIENTE
CLASS.
vitamina K 18.65 mcg 23.3 45.8 excelente
magnésio 0.16 mg 8.0 15.7 muito bom
ferro 1.32 mg 7.3 14.4 muito bom
fibras 1.28 g 5.1 10.1 muito bom
ácidos gordos (omega 3) 0.12 g 5.0 9.8 muito bom
cálcio 47.28 mg 4.7 9.3 bom
vitamina A 207.08 IU 4.1 8.1 bom
vitamina C 1.52 mg 2.5 5.0 bom
Sendo uma das melhores riquezas naturais da nossa Terra, sinto que está à margem do interesse Municipal. Não critico de maneira alguma. Apenas aconselho a População para não desperdiçarem este bem natural, que a Natureza nos oferece ao sair da porta. No mercado, uma saca de Oregãos normal com cerca de 20g pode variar entre €1,50 a €3,32. Há que aproveitar.

4 COMENTÁRIOS

  1. Excelente especiaria, só não conhecia os nutrientes dela, mas suas qualidades na gastronomia, uso-a direto em com suco de laranja batido no liqudificador, fica divino, nos molhos, nas carnes e principalmente n preparo de receitas de quibe (assado, frito, cru.

  2. Parabens Sónia; venho acrescentar o seguinte:é preciso dizer que quando se faz a apanha se devem deixar alguns exemplares para desseminação,pois não sendo feito assim ,poderá acontecer o mesmo que a outras espécies autóctenes, como o fel da terra que desapareceram ou estão em vias de extinção.É claro que a Câmara não se apercebe da riqueza que tem mâos,mas hoje mesmo foi criada uma spin-of de ervas aromáticas na Fig da Foz, quando acordarem os predadores deram cabo de tudo.Tudo bom espero que voltemos ao assunto é bom saber que existe mais alguém que se interessa pela riquissima flora do conselho.Armando

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui