DIA DO MUNICÍPIO – Câmara e Bombeiros de Penacova fazem a festa

0
2
Duas entidades uniram-se para a sessão solene do próximo domingo, onde serão promovidos e condecorados bombeiros e homenageadas individualidades


A Câmara Municipal de Penacova e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários uniram-se para as comemorações do Dia do Município, que se assinala no próximo domingo, enriquecendo, assim, a sessão solene, onde, para além das tradicionais homenagens a individualidades concelhias, ocorrerá também cerimónia de promoção e condecoração de diversos bombeiros.

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Penacova, António Simões, explicou ao nosso Jornal que, habitualmente, a corporação realiza a cerimónia no fim-de-semana antes, ou depois do Dia do Município, coincidindo este ano.

Assim, o programa delineado inicia-se às 9h30, com a recepção às entidades convidadas, no Largo do Terreiro, com guarda de honra pelo Bombeiros de Penacova, a que se segue o hastear da Bandeira Nacional e o Hino Nacional, pelas filarmónicas de Lorvão e S. Pedro de Alva.

No mesmo espaço, será prestada homenagem aos bombeiros falecidos nos últimos anos, sendo feita a imposição de insígnias a 14 novos soldados da paz da corporação de Penacova.

Depois da deposição de flores no busto de António José de Almeida, realiza-se um desfile apeado e motorizado, que antecede a realização da sessão solene do Dia do Município, que terá lugar pelas 12h15, no auditório do Centro Cultural.

Os Bombeiros Voluntários de Penacova vão entregar 17 medalhas de assiduidade, assim como dois crachás de ouro, nomeadamente ao bombeiro de 1.ª classe Vítor Manuel Marques Craveiro, que tem 35 anos de actividade e passa agora ao quadro de honra na categoria de Subchefe.

Também o adjunto de comando Artur Dias, falecido há exactamente há um ano, será agraciado, a título póstumo, com o crachá de ouro, por proposta do comandante António Simões.

Há ainda tempo para homenagear o bombeiro de 3.ª classe Artur Valdemar Alves da Cruz, com a passagem ao quadro de honra, por uma questão de incapacidade relacionada com o trabalho nos bombeiros, sendo promovido, honorificamente a bombeiro de 2.ª classe.

Este soldado da paz sofreu um acidente de viação em 1984, quando seguia para um fogo florestal, ficando ferido com gravidade, havendo necessidade de lhe ser amputada a parte de um dos pés.

Apesar de diminuído fisicamente, continuou a prestar serviço na corporação, sendo, segundo António Simões, uma mais-valia na sua profissão de mecânico. Contudo, a actual legislação impõe um serviço mínimo obrigatório, o que impede a sua continuação no quadro activo, pelo que será homenageado.
Uma homenagem por freguesia
Na mesma cerimónia, a Câmara Municipal de Penacova vai homenagear 11 munícipes, um por cada freguesia, sendo que o adjunto de comando dos Bombeiros Voluntários de Penacova, Artur Dias, foi o escolhido na freguesia de Penacova.

Também postumamente, vai ser homenageada família Ferreira (Glória Ferreira, Francisco Ferreira, Cândida Ferreira e Helena Ferreira) que, segundo o presidente da Junta de Freguesia de Oliveira do Mondego, Gilberto Duarte, colaborou activamente com a autarquia, na doação de terrenos e outro património em prol do bem comum.

Na freguesia de S. Paio do Mondego, a Câmara Municipal de Penacova decidiu homenagear, a título póstumo, o fundador da Cerâmica Estrela d’Alva, Alípio Coimbra, falecido em 1956.

De resto, a autarquia penacovense vai prestar homenagem a Francisco Cordeiro (S. Pedro de Alva), António Mendes (Paradela da Cortiça), Palmira Viseu (Travanca do Mondego), Amável Ferreira (Lorvão), Maria Dulce (Carvalho), António Costa (Figueira de Lorvão), Artur Carril (Friúmes) e João Bernardes (Sazes de Lorvão), ex-autarca, que caminha para os 101 anos de idade.

Festival Internacional de Folclore em Lorvão
Também no domingo, a vila de Lorvão recebe o XXII Festival Internacional de Folclore, uma organização do Grupo Etnográfico de Lorvão, que conta com a participação de seis agrupamentos, nacionais e estrangeiro.
A recepção oficial aos grupos e a sessão de abertura têm lugar às 16h30, no “Cadeiral” do Mosteiro de Santa Maria de Lorvão, iniciando-se as actuações às 17h15.

Festa continua dentro de uma semana
As Festas do Município de Penacova terão um segundo acto, na próxima semana, com maior ênfase na música e diversão.

Assim, entre os dias 22 e 24, o Parque Verde estará animado com barraquinhas gastronómicas. No dia anterior, às 22h00, o Centro Cultural é o palco para um Ensemble Concerto, com todas as filarmónicas do concelho a tocar em conjunto.

No dia 22, sexta-feira, pelas 21h00, há o espectáculo “Canta Comigo”, seguindo o consagrado cantor José Cid. A festa continua com música de DJ.

No sábado, para além do festival de folclore, actuam “Os Azeitonas” e o artista local Ruizinho de Penacova.

No dia 24 de Julho, a festa começa às 15h00, com animação etnográfica, pelo grupo de Danças e Cantares de Agrêlo, Rancho Folclórico do Zagalho e Vale do Conde e Grupo de Cavaquinhos da Rebordosa.

Às 22h00, há o desfile de moda do comércio local, “Penacova Summer Fashion II”, terminando as celebrações com o espectáculo de José Perdigão, e outros fados.| José Carlos Salgueiro