BUSSACO – No âmbito do Projecto BRIGHT (Bussaco´s Recovery from Invasions Generating Habitat Threats)

0
5
 
Apresentação da reactivação dos viveiros da Mata Nacional do Buçaco
Em articulação com a restante programação do “Sement Event”, realizou-se ontem, dia 09 de Outubro, uma primeira abordagem ao Projecto BRIGHT, recentemente aprovado pela Comissão Europeia à Fundação Mata do Buçaco. Esta apresentação, a cargo do Engenheiro Luís Jordão, focou o referido projecto, que se encontra em curso desde o início do mês, visando a preservação do património ambiental da Mata Nacional do Buçaco e que recebeu recentemente um financiamento e três milhões e euro através do Programa LIFE+ Natureza e Biodiversidade.
Neste sentido, realizou-se ainda uma visita aos viveiros, com a presença do Presidente da Fundação Mata do Buçaco, António Jorge Franco, do Presidente da Câmara Municipal de Mealhada, Carlos Cabral, da vice-reitora da Universidade de Coimbra e Directora do Jardim Botânico de Coimbra, Helena Freitas e do Director do Banco de Sementes do Milénio Kew Gardens, Paul Smith.
Com um horizonte temporal de cinco anos, o projecto BRIGHT tem por alvo a conservação da floresta autóctone da Mata Nacional do Buçaco, que ocupa cerca de um terço da sua área e é muito menos conhecida do público em geral do que o arboreto, jardins ou componentes patrimoniais como o Palace Hotel do Bussaco, Convento e a Via Sacra.
Apresentação pública do conjunto dos trabalhos do projecto BRIGHT irá decorrer já no dia 27 do corrente mês, nas antigas garagens do Palace Hotel do Bussaco (futuro Centro de Interpretação da Mata).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui