SOLIDARIEDADE – Famílias com maiores carências, já têm “Cantinho Solidário”

0
3

O Município de Penacova inaugurou, no dia 14 de dezembro, o Cantinho Solidário, estrutura de apoio que visa colmatar e/ou atenuar as necessidades imediatas de famílias em situação de carência económica ou de exclusão social. O Cantinho Solidário é assegurado pelo serviço de acção social da autarquia e funciona nos dias úteis, entre as 9H00 e as 17H00, no edifício das Piscinas Municipais.

Trata-se de uma estrutura de apoio que já se encontra apetrechada de roupas, calçado, brinquedos e outros bens, que faz parte de uma das diversas medidas de política de apoio social que a autarquia está a implementar, com as quais pretende colmatar e/ou atenuar necessidades imediatas de famílias e em situação de carência económica e de exclusão social.

A ideia deste projecto surgiu no Plenário da Rede Social realizado em Março do corrente ano, e foi concretizado logo de seguida graças ao empenho e dedicação de um conjunto de colaboradoras da Câmara da área da educação e acção social, que meteram mãos à obra para recuperar o espaço, estantes, roupas e demais material existente. 

Associado a esta estrutura, que pretende no futuro organizar campanhas de angariação de bens diversos, conforme as necessidades que forem surgindo o justificarem, existe o banco de recolha de livros e material escolar, que se encontra sediado na Biblioteca Municipal

Neste momento é o serviço de acção social, que funciona no mesmo edifício, que é responsável por assegurar o seu funcionamento, no entanto, futuramente, pretende-se apostar numa bolsa de voluntariado para gerir o espaço.