António Simões assume bombeiros do distrito com espírito de missão *

0
3

Uma passagem de testemunho simples mas como um enorme espírito humanitário. Os novos corpos sociais da Federação de Bombeiros do Distrito de Coimbra (FBDC) tomaram ontem posse, no quartel dos Voluntários de Vila Nova de Poiares, para o triénio 2012-2014 e deixaram antever o árduo caminho que terão de percorrer para afirmar e desenvolver as 24 corporações que a federação tutela, num período em que as dificuldades financeiras estão a estrangular os serviços prestados pelos “soldados da paz”
António Simões é o novo líder da instituição, sucedendo no cargo a Jaime Soares, precisamente no dia em que o actual presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses perfazia 31 anos à frente dos bombeiros do distrito de Coimbra.
O também comandante dos BV de Penacova acredita nas capacidades da sua equipa para continuar o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido ao longo dos anos, todavia, não esconde que o novo executivo pretende trilhar o seu próprio caminho.
«Numa altura particularmente difícil em termos financeiros, o grande desafio que teremos pela frente é o continuar a afirmar os bombeiros do distrito, encontrando novos espaços de diálogo, novas ideias e novas parcerias, mas sempre com enorme sentido de responsabilidade. Há muito para fazer nos bombeiros em Portugal, mas o nosso espírito de missão saberá tornear essas dificuldades», revelou António Simões.
O presidente empossado abordou igualmente as várias áreas de acção do seu mandato, frisando que o novo executivo prestará apertada atenção «à formação e à Escola Nacional de Bombeiros», precisamente por considerar que «a juventude é o futuro».
Por seu lado, Jaime Soares, no seu habitual registo, agradeceu a todos os que colaboraram com ele nos últimos 31 anos e deixou um enorme voto de confiança nas capacidades da actual estrutura directiva.
«A equipa de António Simões dá garantias e, certamente, fará um trabalho de qualidade. Posso afirmar que, neste momento, os bombeiros do distrito de Coimbra são os mais organizados do país e de onde têm saído muitas orientações para as estruturas nacionais», frisou.
Como reconhecimento do trabalho executado por Jaime Soares ao longo dos anos, no derradeiro plenário da Federação dos Bombeiros do Distrito de Coimbra, foi aprovado a atribuição do título de presidente honorário da FBDC ao líder nacional.