Recordar a confecção da Lampreia à moda de Penacova ("Gostos e Sabores" 2009) 

0
1

O “Gostos e Sabores”, é um programa sobre gastronomia onde se fazem e ensinam receitas das cozinhas portuguesa e internacional, tendo sempre um convidado que expõe os seus dotes e gostos culinários. Este que vos apresento, realizou-se em 2009, coincidiu com o último ano daquele que se chamou “Fim-de-Semana da Lampreia” e com o último mandato de Maurício Marques como Presidente do Município de Penacova. Como cenário, escolheu-se o Cadeiral do Coro do Mosteiro do Lorvão, jóia ímpar do património de Penacova, tido como o maior de todos os existentes em Portugal.

À semelhança dos outros programas, também este foi conduzido pelo chefe Hélio Loureiro, o qual contou, como convidado, com a presença do biólogo penacovense, Carlos Fonseca, que o coadjuvou na preparação e confecção da Lampreia, Rainha da gastronomia de Penacova onde decorrerá, nos dias 24 a 26 de fevereiro, o “XV Festival da Lampreia“, promovido pela autarquia de Penacova e tendo como principais colaboradores, na confeção de tal iguaria, os restaurantes “Boa Viagem”, “Piscinas de Penacova”, “O Casimiro”, “O Cortiço”, “O Côta”, “O Mondego”, “Pedra do Moinho”, “Portas da Serra”, “Primavera” e “Quinta da Conchada”, onde a mesma poderá ser apreciada.

Para aqueles que, mesmo estando longe, mas ainda assim, têm possibilidade de obter um ou mais espécimes daquele famoso ciclóstomo, sempre poderão acompanhar as dicas dadas pelo mestre Hélio Loureiro para o confecionar e dessa forma, matar um pouco das saudades da sua terra natal.

Para o ver na totalidade, e assim ficar com o apetite aberto para degustar esta famosa iguaria do nosso concelho, basta seguir a hiperligação.