GASTRONOMIA – “Lampreia e Sável 2012″ dá nova dinâmica ao Centro

0
4
A lampreia vai unir cinco concelhos da região Centro, a partir desta sexta-feira e até abril, através de rotas e festivais gastronómicos que aliam também o sável, o arroz e a vitela.

O programa “Lampreia e Sável 2012”, que é hoje apresentado em Penacova, inclui sete eventos e tem a participação de cerca de 60 restaurantes dos concelhos de Penacova, Figueira da Foz, Montemor-o-Velho, Sever do Vouga e Murtosa.

“A ideia surgiu da necessidade de promover um cartaz da região único, unindo um conjunto de concelhos, com o objetivo de tornar a gastronomia um dos cartazes obrigatórios de visita da região Centro”, disse hoje o presidente da Turismo Centro de Portugal (TCP), Pedro Machado.

Outros dos objetivos do programa, que se realiza pelo terceiro ano consecutivo, é “contribuir para a dinamização da pequena economia local” e “potenciar a cozinha regional, através de pratos típicos” das regiões aderentes, acrescentou.

O cartaz inclui, além da lampreia, outros produtos com importância na economia dos concelhos abrangidos, nomeadamente o arroz, no caso de Montemor-o-Velho, e a vitela, no caso de Sever do Vouga.

A lampreia é “uma das principais riquezas” e um ex-libris gastronómico do concelho de Penacova, salientou à Lusa o presidente da Câmara, Humberto Oliveira, que prevê, apesar da crise, um “consumo dentro do habitual”.

Quanto à captura, o autarca refere que a época “não será excecional, porque a lampreia gosta de muita água, para poder subir o rio (e desovar na zona de Penacova), e o Mondego tem este ano pouca água, devido à seca”.

O primeiro evento integrado no programa é o “Festival do Sável e da Lampreia”, que começa na sexta-feira e se prolonga até dia 21, na Figueira da Foz.

Segue-se o “XV Festival da Lampreia”, entre os dias 24 e 26, em Penacova.

Em Montemor-o-Velho decorre o “10.º Festival do Arroz e da Lampreia”, de 02 a 11 de março, e o “Festival da Lampreia da Ereira”, durante o mesmo mês.

Sever do Vouga apresenta a “Rota da Lampreia e da Vitela”, de 10 a 18 de março, e no concelho da Murtosa realiza-se o “XV Festival Gastronómico da Lampreia da Ria”, a 17 de março, e o “V Festival do Sável e da Lampreia da Ria”, a 14 de abril.

Este ano, foi criada pela primeira vez uma rota nacional da lampreia, a decorrer desde 08 de fevereiro, que abrange, além da região Centro, o Porto e Lisboa, envolvendo “centenas de restaurantes”, salientou o autarca de Penacova.

Integrada no Festival da Lampreia de Penacova, realiza-se domingo uma “Maratona BTT”, que, segundo a autarquia, conta já com 300 inscritos.

 Agência Lusa