PS – Comissão Politica solidária com população da freguesia de Lorvão

0
3

A Comissão Politica Concelhia de Penacova do Partido Socialista manifesta a sua profunda solidariedade para com a população da Freguesia de Lorvão.

A proposta de encerramento do Hospital apresentada por este governo do PSD e o abandono da intenção de construir as unidades de cuidados continuados previstas para a área da saúde mental, constituem um verdadeiro atentado à dignidade e à honra dos lorvanenses e dos penacovenses.
Muitas mentiras estão vergonhosamente a ser ditas, com o intuito de confundir a população. A bem da verdade, urge este esclarecimento.
Nas primeiras abordagens feitas pelo Dr. Fernando Almeida (actual membro do Conselho de Administração da ARS e anterior Presidente do Conselho de Administração que tutelava o Hospital de Lorvão) à Autarquia de Penacova, este dirigente da ARS propôs a construção de duas unidades de cuidados continuados na área da saúde mental, uma masculina e outra feminina, em Lorvão, garantindo desta forma os postos de trabalho e a permanência dos utentes do actual Hospital, zelando pelo seu bem-estar e respeitando a sua boa integração social. Aliás, no melhor interesse da sua comunidade, a Autarquia não aceitou que fosse de outro modo.
Face à proposta, a Autarquia comprometeu-se a encontrar e a disponibilizar um terreno, para que a construção deste equipamento fosse uma realidade, compromisso este que foi cumprido. Até Dezembro de 2011 era esta a situação em que, de boa-fé, as partes se haviam comprometido. Várias são as pessoas que podem dar sobre isso o seu testemunho!
Esta solução defendia verdadeiramente os interesses da Freguesia de Lorvão, tendo sido inclusivamente destinada verba para esta construção, da mesma forma que defendia utentes e funcionários do Hospital. Defendia ainda o Serviço Nacional de Saúde, pois garantia uma resposta moderna e de qualidade com custos significativamente mais baixos.
Esta solução, foi aceite de forma entusiasta pela anterior Ministra da Saúde, Dra. Ana Jorge (que chegou a vir a Lorvão preocupada com a situação e empenhada na solução de uma nova unidade), pelo anterior Presidente da ARS, Dr. João Pedro Pimentel (igualmente empenhado numa boa solução) e pelo próprio Dr. Fernando Almeida, na qualidade de Presidente do Conselho de Administração da entidade que geria o Hospital de Lorvão.
Pasme-se, a proposta de construção da unidade de cuidados continuados, em Lorvão, partiu mesmo do Dr. Fernando Almeida, grande defensor desta solução!!!
A pergunta que se coloca é a de saber o que terá mudado, para que a decisão da não construção da unidade de cuidados continuados fosse tomada e que se decidisse a transferência dos homens para a ADFP de Miranda do Corvo e as mulheres para Condeixa. O que move o governo do PSD contra o concelho de Penacova?
Que motivações estão por detrás desta decisão do governo do PSD, sendo mais uma decisão cega e que atropela acordos assumidos anteriormente, e que lesam de uma forma vergonhosa e muito grave a Freguesia de Lorvão e as suas populações?
O PSD e o actual Governo, comportam-se com uma total irresponsabilidade, fazendo ataques cegos a tudo o que são respostas importantes para as populações. No nosso concelho, é por demais evidente o ataque feroz… É no Hospital de Lorvão, é no Tribunal, é nas Finanças e sabe-se lá mais em quê! Tudo para fechar e deslocalizar!
O que tem este PSD contra o Concelho de Penacova?
Há a referir que a Autarquia estava, está e continuará a estar, de corpo e alma, disponível para apoiar um projecto alternativo que garante a presença de uma estrutura de saúde mental em Lorvão. Na melhor defesa do interesse dos utentes, trabalhadores e comunidade!
A população da Freguesia de Lorvão pode contar com o PS de Penacova, na defesa dos seus interesses e nas formas de luta que estiverem ao seu alcance, para que uma unidade de cuidados continuados de saúde mental, moderna e com boas condições para utentes e funcionários, ainda possa ser uma realidade em Lorvão.
O governo do PSD tem, em tão pouco tempo de governação, lesado sobremaneira o Concelho de Penacova. Sem dó nem piedade! Mas juntos havemos de vencer e não nos resignaremos aos prejuízos que nos estão a causar!
Viva Lorvão!
Viva Penacova!

I

Comissão Politica Concelhia de Penacova do Partido Socialista