Cáritas Diocesana de Coimbra ajuda a limpar Mata Nacional do Buçaco

0
3

Crianças e jovens da Cáritas Diocesana de Coimbra vão estar no próximo dia 29 de março, na Mata Nacional do Buçaco, para participar numa ação de voluntariado, no âmbito do projeto BRIGHT – Bussaco’s Recovery of Invasions Generating Habitat Threats.

A ação, a decorrer durante todo o dia, consiste na recolha de lixo (no percurso da Via-Sacra até à Cruz Alta) e limpeza de algumas áreas da mata, assim como o reconhecimento e arranque de espécie invasoras ao longo dos caminhos, com monitorização da Fundação Mata do Buçaco.
Todos os participantes vão ser acompanhados pelos técnicos da Fundação Mata do Buçaco.
À semelhança de outras atividades, esta é mais uma iniciativa inserida no âmbito do Projeto BRIGHT, apoiado pelo programa europeu LIFE+ / Biodiversidade, que se iniciou em Setembro do ano passado e se prolonga até 2016. As ações de voluntariado corporativo do projeto integram programas de envolvimento e responsabilidade ambiental dos interessados, incluindo uma sessão de introdução/informação seguida de formação e posterior execução de tarefas práticas necessárias à conservação da Mata.
Consciencializar o público em geral para a promoção de atividades de voluntariado ambiental e alertar para a importância do combate a espécies invasoras que não fazem parte da flora nacional são os objetivos desta actividade, que integra o controle como forma eficiente de gerir as invasões destas espécies.
Cáritas Diocesana de Coimbra é uma instituição particular de solidariedade social que tem por objetivo principal desenvolver atividades de Acão Social em vários âmbitos na área geográfica da Diocese de Coimbra. Uma das respostas sociais, é o apoio à infância e Juventude através dos Centros de Atividades de Tempos Livres (CATL).
Para mais informações, contatar:
Catarina Labau,
catarina.labau@f5c.pt;
Tlm.: 93 741 60 83
First Five Consulting, SA
ou
Cândida de Sá
comunicacao@fmb.pt
Tlm.: 231 937 000 / 912688993
Fundação Mata do Buçaco
www.fmb.pt
*Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico