BUSSACO – Funcionários da Sanindusa plantaram cem árvores na mata

0
1
Iniciativa decorreu no âmbito do Projeto BRIGHT – Ação de sensibilização, envolvimento e Voluntariado para as Empresas

Um grupo de funcionários da empresa Sanindusa plantou cem árvores, no passado sábado, dia 31, na Mata Nacional do Buçaco. A ação, integrada também no Projeto BRIGHT, foi o culminar de uma campanha lançada no facebook daquela empresa: “Um Fã = Uma Árvore”.
A manhã começou cedo para seis funcionários da empresa Sanindusa, que, mesmo perante um grupo pequeno não temeram o desafio: plantar cem árvores na zona do Pinhal do Marquês, na Mata Nacional do Buçaco. A motivação dos participantes, a temperatura amena e a boa disposição foram os ingredientes perfeitos para que todos os Azereiros (Prunus lusitânica) fossem plantados num ápice.
Com esta ação, a Sanindusa pretendeu envolver os colaboradores do Grupo, promovendo o contacto direto com a Natureza e uma consciência ambiental, junto dos mesmos. Terminado o trabalho de campo, o grupo visitou ainda os Viveiros da Mata e o núcleo central, nomeadamente, os jardins do Palace Hotel do Bussaco.
A iniciativa resultou de uma campanha “Um Fã = Uma Árvore” lançada pela empresa em que por cada fã, na sua página do facebook, contribuiria com uma árvore, num valor total de 500€. Terminada a ação, o local eleito foi a Mata Nacional do Buçaco que recebeu assim mais uma ação de plantação.
A ação, acolhida de imediato pela Fundação Mata do Buçaco, foi também inserida no âmbito do Projeto BRIGHT (Bussaco´s Recovery from Invasions Generating HabitatThreats), apoiado pelo programa europeu LIFE+ / Biodiversidade e que se iniciou em setembro do ano passado. As ações de voluntariado corporativo do projeto, como foi o caso desta plantação, integram programas de envolvimento e responsabilidade ambiental dos interessados, incluindo uma sessão de introdução/informação seguida de formação e posterior execução de tarefas práticas necessárias à conservação da Mata.
Consciencializar o público em geral para a promoção de atividades de voluntariado ambiental e alertar para a importância do combate a espécies invasoras que não fazem parte da flora nacional são os objetivos desta atividade e, por sua vez, do Projeto BRIGHT.