Câmara de Penacova organiza “Uma Noite em Busca do Património de Lorvão | 21 abril, 21H00

0
3
No âmbito da comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, a Câmara Municipal de Penacova e o Grupo Etnográfico de Lorvão, organizam, no dia 21 de Abril, pelas 21.00h, Uma Noite em Busca do Património de Lorvão, visita guiada e encenada ao património da vila de Lorvão.
Fernanda Veiga, vereadora da Cultura, lembra “o sucesso do evento similar, também organizado pelo município em colaboração com outras entidades do concelho, que no ano passado levou centenas de pessoas à vila de Penacova, numa recriação de tempos já vividos neste local, pretendendo evocar a memória da terra e aproximar os cidadãos do seu património histórico”.
Os cicerones desta visita são um “Regedor” e “Uma meia senhora”, figuras típicas daquela vila que acompanhados pelo Grupo Etnográfico de Lorvão vão mostrar algumas tradições e lugares pitorescos, a partir de algumas representações teatrais. O circuito inicia-se no “Regato” e termina no “Pátio” e inclui os “Penedos”, o “Forno Comunitário”, a “Liteira”, a “Casa do Monte” e o “Cimo do Lugar”.
Não perca esta forma de mostrar o património e de visitar Lorvão, uma vila  localizada, segundo Nelson Correia Borges num  “vale umbroso onde as casas se agacham e apertam umas contra as outras… como a fazer frente à grande mole arquitetónica do Mosteiro coroado pelo Zimbório cintilante de azulejos é circunstância que diferencia qualquer mortal dos povos vizinhos”.
NI/MP