Espécie de peixe em vias de extinção identificada na Mata Nacional do Buçaco

0
2
Descoberta do Bordalo (Squalius alburnoides) reforça o valor conservacionista do local   

A equipa da Unidade de Vida Selvagem do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro identificou mais uma espécie na Mata Nacional do Buçaco: o bordalo (Squalius alburnoides). Trata-se de um peixe de água doce, de pequenas dimensões, endémico da Península Ibérica e estritamente protegido, pois está em risco de extinção. O seu estatuto de conservação nacional é vulnerável.

Esta descoberta constitui o primeiro registo desta espécie para a Mata Nacional do Buçaco, o que reforça o valor conservacionista do local. A ictiofauna da Mata passa assim a ser constituída por seis espécies de peixes, sendo duas espécies endemismos ibéricos e um endemismo nacional.
O bordalo foi encontrado numa das linhas de água da Mata Nacional do Buçaco e constitui mais um forte motivo, a juntar às várias espécies endémicas e protegidas aí encontradas, para que continuem a ser preservadas. A importância conservacionista do bordalo enfatiza-se pelo facto de vários locais do País terem sido designados para a Diretiva Habitats devido à sua presença.
A monitorização desta espécie na Mata passa a constar dos objetivos do Projeto BRIGHT, da Fundação Mata do Buçaco e do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro.
Recorde-se que o Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal admite que nos últimos dez a 12 anos tenha ocorrido uma redução do efetivo populacional nacional em cerca de 50 por cento, sendo urgentes os esforços no sentido da sua preservação. Entre os principais fatores de ameaça encontram-se a poluição, a  construção de barragens, a alteração do regime natural de caudais, a captação de águas e a introdução de espécies exóticas. A redução sofrida é virtualmente irreversível, pois os fatores de ameaça tendem a agravar-se e as estimativas apontam a continuação do declínio.

Para mais informações, contatar:
Iara Rosa,
Tlm.: 93 494 61 83
First Five Consulting, SA
ou
Cândida de Sá
Tlm.: 231 937 000 / 912688993
Fundação Mata do Buçaco
www.fmb.pt /bright
*Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui