No âmbito do Dia Mundial da Conservação da Natureza 30 curiosos conheceram os morcegos da Mata do Buçaco

0
3

30 participantes desvendaram, na passada sexta-feira, dia 27 de julho, o mundo dos morcegos, na Mata Nacional do Buçaco. A Fundação Mata do Buçaco assinalou assim o Dia Mundial da Conservação da Natureza, com o workshop noturno “Os morcegos da Mata”, realizado em parceria com o Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, e também no âmbito da programação “Buçaco ao Luar”.

Antes de iniciar a visita noturna pela Mata Nacional do Buçaco, os participantes assistiram a uma aula teórica conduzida pela bióloga Doutora Milene Matos, que revelou o mundo desconhecido dos morcegos e explicou aspetos da sua ecologia, diversidade e conservação, desmistificando mitos e crenças.
Seguiu-se a saída de campo pela Mata, para procurar morcegos em descanso nos seus locais de abrigo, como as capelas da Via Sacra, e ativos, escutando-os com um detetor de ultrassons. O entusiasmo dos participantes era evidente, tendo-se prolongado a atividade até perto da uma hora da manhã. Foram observadas ou escutadas sete espécies de morcegos, o que foi muito relevante, para a noite de nevoeiro que se fazia sentir.

A bióloga Milene Matos destacou mais uma vez a importância da Mata Nacional do Buçaco para a conservação da biodiversidade regional, e para os morcegos em particular. Recorde-se que os morcegos enfrentam um período de declínio generalizado e são espécies estritamente protegidas, para as quais importa preservar os seus habitats de reprodução e alimentação.


NI/FMB