Dia de Festa em Travanca do Mondego

0
1

Travanca do Mondego comemorou mais uma vez o seu Dia da Freguesia. Esta iniciativa que surgiu há três anos, pretende ser um dia dedicado de convívio e à confraternização entre a população. Presidente da Junta e Presidente da Câmara marcaram mais uma vez presença nas festividades com a população.
As festas iniciaram-se no dia 25 de julho, dia de São Tiago, padroeiro da Freguesia, com uma eucaristia marcada pela presença do corpo de Bombeiros Voluntários de Penacova. Seguiu-se um piquenique no Parque Padre Antonio O. Veiga e Costa, onde no sábado, dia 28 de julho, atuaram os alunos da Escola de Musica de Travanca do Mondego.
No domingo realizou-se um pequeno simulacro de um acidente de aviação, onde foi possível ver os Bombeiros de Penacova em ação e também foi dado a conhecer à freguesia o novo veículo de desencarceramento pesado (VSAE). No edifício da Junta de Freguesia esteve exposta uma exposição alusiva ao trabalho dos Bombeiros Voluntários de Penacova.
Já ao final da tarde realizou-se a sessão solene, onde João Azadinho, presidente da Junta de Freguesia de Travanca do Mondego, realçou a importância dos Bombeiros e que a homenagem que ali prestavam era mais do que justa, pois trata-se de homens e mulheres voluntárias que arriscam a sua vida na defesa de pessoas e bens. 
Foi entregue a lembrança ao Presidente da Associação dos Bombeiros que após os agradecimentos à Junta de Freguesia, apelou á inscrição de associados nos Bombeiros, como forma de minimizar a diminuição de receitas que vem sentindo, dando uma ficha de inscrição ao Presidente da Junta, que ali mesmo se fez sócio da instituição.
Humberto Oliveira, presidente do município, destacou o trabalho dos Bombeiros de Penacova que definiu como “a instituição” pois é representativa de todo o concelho de Penacova. Falou também da reorganização administrativa que está em vigor, que coloca em risco a continuidade da Freguesia de Travanca do Mondego, fazendo votos que no próximo ano se celebre este dia pela quarta vez e que não seja o último. Marcaram também presença nesta cerimónia o vice presidente do município, Ernesto Coelho e o vereador Ricardo Simões.
Sobre o tema da extinção de freguesias, João Azadinho falou da revolta que sente perante a lei da reorganização administrativa em vigor, considerando que “querer que sejam as Assembleias Municipais a decidir a extinção de freguesias é do mais ingrato e injusto que se viu.”, dizendo mesmo que “não será com o meu voto que alguma freguesia será extinta”
A noite de domingo terminou com a tasquinha da associação a servir a tradicional chanfana, onde a animação musical não faltou.
Legenda Foto Sessão Solene: Humberto Oliveira (Presidente do Município), Alberto Marmelo (Presidente da Assembleia de Freguesia), Ernesto Coelho (vice-presidente do Município), Ricardo Simões (vereador do desporto), Paulo Dias (Presidente da Associação Humanitária do Bombeiros), João Azadinho (Presidente da Junta de Freguesia), António Simões (Comandante dos Bombeiros Voluntários de Penacova).

NI/MP