A IV EXPO ARTES e CULTURA FOZ do CANEIRO e 18º ANIVERSÁRIO GDFC foram um sucesso

0
3
Os corpos gerentes do Grupo Desportivo Foz do Caneiro organizaram a quarta edição da Expo Artes e Cultura, comemorando também o décimo oitavo aniversário da associação. Este ano contaram com a presença de vinte e sete expositores, retratando gastronomia, cultura, artesanato passando pelos bordados e barcos de madeira em miniatura. Existiu uma panóplia de aspetos locais em exposição e sabores em degustação.

Deu-se início aos festejos no sábado, dia 28 de julho de 2012, com abertura da expo artes marcada pela presença de ilustres personalidades, das quais se destacam presidente da câmara municipal de Penacova, Dr. Humberto Oliveira, vereadora da cultura Fernanda Veiga, presidente da junta de freguesia de Lorvão, Dr. Mauro Carpinteiro, ex-presidente da câmara Dr. Leitão Couto, entre outros. Seguiu-se um desfile de figurantes com trajes representativos das profissões típicas da região. Visto este ano o tema central retratar essas profissões. 





Para enriquecer esse tema a organização construiu um cenário, designado “Quinta do GDFC”, com fauna e flora locais. Algumas das profissões recordadas foram as seguintes: Barqueiro, Paliteira, Lenhador, Lavadeira, Pescador, Mulher do campo, Pastor, Merendeira e Sarreiro. Atingindo assim, os objetivos de preservar e (re)lembrar as tradições, tendo como base o rio Mondego em termos de navegabilidade e a Montanha, como área de cultivo agrícola e recolha de madeira. Seguiu-se a apresentação de um vídeo elaborado pelo Miguel e Rodrigo com bons momentos das edições anteriores. Seguidamente atuou a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Penacova, com a presença do comandante professor António Simões e mais no final do dia atuou o Grupo de Cordas Castiças de São Frutuoso, terminando com chave de ouro.

No domingo, dia 29 de julho comemorou-se o DIA do SÓCIO, com almoço convívio para todos, seguiu-se a atuação do Grupo da Escola de Concertinistas da Lousã e do Grupo de Cavaquinhos da Rebordosa.
No encerramento agradeceu-se a todos os dirigentes, sócios, amigos, expositores e entidades o apoio demonstrado a esta associação na realização de iniciativas e obras de melhoramento. Fez-se entrega de diplomas de mérito e participação, não esquecendo uma referência ao sócio benemérito desta associação o Sr. Franklin Lopes que ofereceu dos seus bens pessoais para construção do edifício sede da associação. Esta edição foi considerada por todos os visitantes a que mais superou as expetativas na medida em que com base nas tradições conseguiram inovar e aplicar práticas mais recentes no dinamismo das suas gentes.



NI/GRUPO DESPORTIVO DO CANEIRO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui