AVISO – Nova ponte da foz do Dão com trânsito condicionado desde a meia-noite

0
4

ponte da foz do Dão, no IP3, está com problemas estruturais e vai ser substituída, disse o presidente da Estradas de PortugalAntónio Ramalho acrescentou que, por questões de segurança, o trânsito estará condicionado a partir de segunda-feira.


Às 00H00 de segunda-feira, irão ser feitos condicionamentos ao tráfego, com a restrição da circulação de veículos acima das 20 toneladas e com uma velocidade máxima de circulação de 60 km/hora”, explicou à agência Lusa o mesmo responsável.

Para colmatar esse condicionamento, a Estradas de Portugal (EP) sugere aos camionistas dois percursos alternativos: um de longo curso, que será feito pelas autoestradas A1 e A25, num total de 110 quilómetros, e outro por estradas nacionais num total de 109 quilómetros.
Para compensar os camiões que optem pela alternativa de longo curso, a Estradas de Portugal acordou com as concessionárias daquelas duas autoestradas prolongar o desconto de 25 por cento para as classes 3 e 4 do período noturno para o período diurno.
O objetivo destes condicionamentos é “garantir as adequadas condições de segurança”, disse António Ramalho, assegurando que a alternativa por vias locais “não apresenta qualquer constrangimento” à circulação dos veículos pesados.
Segundo os cálculos da empresa, apenas 15 por cento do tráfego que normalmente circula na ponte da foz do Dão será afetado por estas mudanças.
“Atualmente circulam, em média por dia, 13 mil veículos neste troço do IP3, sendo 15 por cento de pesados”, acrescentou o presidente da empresa.
Estes constrangimentos vão manter-se até dezembro de 2014, altura em que deverá ser aberta ao público a nova ponte.