Ação de voluntariado para preservação da Floresta Relíquia – Entidades oficiais unidas na preservação da Mata Nacional do Buçaco

0
2
Tendo como objetivo preservar a Floresta Relíquia – uma das últimas manchas de floresta primitiva na Região Centro – a Fundação Mata do Buçaco lança um apelo para uma grande congregação de esforços, que permita criar uma faixa de gestão de combustível e de controlo de espécies invasoras ao longo do muro que delimita a Mata. A Floresta Relíquia alberga três habitats diferentes com grande valor conservacionista, que se encontram ameaçados.
Esta intervenção, a realizar dia 26 de outubro, complementa os trabalhos de conservação em curso na Mata Nacional do Buçaco, nomeadamente os de combate a espécies invasoras na mancha de cerca de 17 ha de Floresta Relíquia, enquadrados no projeto financiado pelo programa europeu LIFE + Natureza e Biodiversidade.
A ação conta com a participação e a mobilização do GRACE – Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial – que congrega cerca de 100 associados dos mais variados quadrantes da atividade económica e social. O GRACE promove, anualmente, através do seu projeto G.I.R.O. – Grace, Intervir, Recuperar, Organizar – ações de voluntariado empresarial a nível nacional.
Dada a importância desta intervenção, a Fundação Mata do Buçaco pretende ter no terreno meios humanos e técnicos adicionais, tendo pedido o apoio e a participação de: Câmara Municipal da Mealhada; Câmara Municipal de Penacova; Câmara Municipal de Mortágua; Direção Regional de Florestas do Centro – ICNF; Sapadores Florestais de Penacova; Bombeiros Voluntários da Mealhada e Proteção Civil; Bombeiros Voluntários de Penacova; Bombeiros Voluntários de Pampilhosa; Junta de Freguesia do Luso; Agrupamentos de Escuteiros.
A Fundação Mata do Buçaco convida a comunidade local a participar nesta ação, contribuindo para a defesa e conservação desta relíquia única.

Para mais informações e para inscrições (até às 18h de 24 de outubro) contactar a Fundação:
231 937 000 ou atividades@fmb.pt


NI/FMB