COLÓQUIO – Município de Penacova preocupado com o Mosteiro do Lorvão

0
3
No âmbito da realização das Jornadas Europeias do Património e da celebração do Dia Mundial do Turismo, o Município de Penacova, promoveu, no dia 27 de setembro, no Mosteiro de Lorvão, o Colóquio “Mosteiro de Lorvão – O Futuro da Memória”, iniciativa que visou, nas palavras da vereadora da Cultura, Fernanda Veiga, “promover a reflexão sobre um espaço devoluto que é necessário dinamizar”.



A abertura do Colóquio esteve a cargo do Presidente do Município de Penacova, Humberto Oliveira que, mais uma vez, manifestou a preocupação da autarquia em encontrar uma solução para a dinamização daquele espaço (antigo Hospital Psiquiátrico de Lorvão), agora desocupado e em risco de deterioração. 

O espaço de reflexão esteve a cargo de Nelson Correia Borges, de Fernanda Cravidão, do Arquiteto Fábio Nogueira e, em representação da Direção Regional da Cultura do Centro, Artur Côrte-Real, que partilhou igualmente a sua experiência na coordenação da equipa do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha.

Os presentes, tiveram oportunidade de conhecer mais aprofundadamente a história do Mosteiro, mas também de partilhar as preocupações sobre aquele espaço e sobre a sua envolvência. Sendo uma premissa comum a todos os intervenientes (oradores e público) a importância que deverá ter para o futuro do Mosteiro de Lorvão e da própria vila, não apenas a intervenção a decorrer atualmente (Museu, Órgão Ibérico e Claustro) mas também o destino que será dado pela tutela ao edifício que abrigava o antigo Hospital Psiquiátrico de Lorvão.



O aglomerado urbano da vila de Lorvão e a sua população estiveram igualmente bem presentes ao longo de todas as intervenções, sendo sublinhada a importância que uma intervenção urbanística poderá ter no desenvolvimento harmonioso do conjunto permitindo uma maior projeção da Vila e do Monumento (indissociáveis) junto de um público alargado. A iniciativa contou com o apoio da Associação Pró-Defesa do Mosteiro de Lorvão, da junta de freguesia de Lorvão e da Filarmónica Boa Vontade Lorvanense.

No âmbito desta iniciativa, o Museu do Moinho Vitorino Nemésio abriu gratuitamente ao público, no Dia Mundial do Turismo e, pelas 21H30 de 28 de setembro, o Ensemble de Saxofones de Coimbra atua, no Auditório da Biblioteca Municipal de Penacova/Centro Cultural, com entrada gratuita.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui