Município de Penacova promove Saúde Oral no Dia Mundial da Alimentação

0
3

Para comemorar o Dia Mundial da Alimentação, duas técnicas da Biblioteca Municipal de Penacova deslocaram-se à Eb1 de Figueira de Lorvão para contar a história “Palmira, a ovelha comilona”. Sob a forma de uma narrativa muito simples protagonizada por animais, esta história dá conta das consequências negativas de uma alimentação pouco saudável combinada com a não prática de exercício físico. Palmira, a ovelha protagonista, ao ser confrontada com o seu problema de obesidade, vai encetar um programa de recuperação que acabará por incluir todos os animais da quinta. Descobrindo as vantagens de uma alimentação equilibrada, a ovelha descobre outros prazeres além da comida em excesso.

Para ensinar as crianças a gostar e manter uma higiene e alimentação saudáveis, as técnicas leram o “Poema dos dentes lavados” e o “Poema da alimentação saudável”, para que os pequenos decorarem ao mesmo tempo se divirtam.
Aproveitando a comemoração do Dia Mundial da Alimentação, a Biblioteca Municipal deu início ao SOBE (Saúde oral nas bibliotecas escolares). Trata-se de um projeto realizado em parceria com a Direção – Geral da Saúde, Plano Nacional de Leitura e a rede de Bibliotecas Escolares que pretende ligar a saúde oral, a literacia e as bibliotecas.
Ao longo deste ano letivo todas as escolas e jardins de infância do concelho serão visitadas por um técnico da Biblioteca Municipal e outro do Centro de Saúde. Este projeto tem como principais objetivos: aumentar a qualidade da informação sobre saúde oral; consciencializar as famílias para a importância desta área da saúde; fazer a prevenção precoce da saúde oral, junto das crianças; e utilizar as bibliotecas para promover a divulgação da saúde oral.

NI/MP