Fundação Mata do Buçaco – 2ª edição “Sement Event” na Mata Nacional do Buçaco – 17 a 25 de novembro

0
2
A segunda edição do “Sement Event”, organizado pela Fundação Mata do Buçaco, vai realizar-se de 17 a 25 de Novembro. A iniciativa, que decorre por ocasião do Dia Nacional da Florestal Autóctone, tem ainda como objetivo a apresentação e discussão das atividades desenvolvidas na Mata no âmbito do Projeto BRIGHT, que está a decorrer desde setembro de 2011, programa comunitário LIFE+/Natureza e Biodiversidade.
Ao longo de nove dias, irão ser realizadas diversas ações dirigidas a diferentes públicos e centradas em temáticas de particular interesse para a conservação da floresta nacional: a propagação de espécies autóctones, valorização e renaturalização de espaços degradados e controlo de espécies exóticas invasoras.

O programa de 2012 contempla ainda a apresentação dos trabalhos que a Fundação Mata do Buçaco desenvolveu ao longo de um ano, no âmbito do Projeto BRIGHT. Neste sentido, estão previstas variadas iniciativas gratuitas como ações simbólicas de plantação e oficinas de conservação, ações de voluntariado de recolha e propagação de plantas e de controlo de espécies invasoras, bem como a dinamização de novos trilhos de visitação.
Com uma componente técnica mais abrangente, o programa inclui também um seminário sobre conservação de habitats autóctones e controlo de espécies exóticas invasoras, que decorrerá ao longo de três dias, com apresentações de diversos casos práticos desenvolvidos em território nacional por instituições públicas e privadas, ONG´s e instituições de investigação. 

Para o público que pretende ter formação especializada, a Fundação organiza dois fins de semana de formação – um dos quais sobre a propagação de espécies autóctones e outro sobre técnicas de controlo de espécies invasoras.
Na sua programação, a edição deste ano volta a contar com a parceria de diversas entidades, que irão também dinamizar várias atividades específicas.

Mais informações através dos sites: www.fmb.pt ou www.fmb.pt/bright

Toda a Programação em anexo.
Atividades a destacar:
17 de novembro | Apresentações BRIGHT e “Sement Event” | 10h30 – 16h30
19 a 23  de novembro | Ações de Envolvimento e Voluntariado | Programa para IPSS’s | Programa para Escolas | Pograma Instituições | Programa para Turistas
23, 24 e 25 de novembro | Seminário “Conservação de Habitats autóctones e controlo de espécies exóticas invasoras”
Fins de semana de Formação:
17 e 18 de novembro  | Formação em Recolha e Propagação de Espécies Autóctones
(com a colaboração da Universidade de Aveiro)
24 e 25  de Novembro  | Formação em Controlo de Invasoras
(com a colaboração da Universidade de Coimbra e Instituto Politécnico de Coimbra / Escola Superior Agrária de Coimbra)

NI/FMB