Município oferece aos penacovenses Árvore de Natal criativa e sem custos

0
2

O município de Penacova poupou bastante no dinheiro mas não na
criatividade. Uma vez mais, volta a surpreender com uma decoração de natal
invulgar. Humberto Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Penacova,
sublinha que “em tempo de crise, o município associa-se às restrições
impostas aos cidadãos e pretende também manifestar respeito humano para com os
que menos têm, como gesto de solidariedade nesta quadra de Natal”. Daí
que, como conclui, praticamente sem custos, “é possível manter vivo o
simbolismo de natal, oferecer a nossa criatividade à população, que bem a
merece, e passar uma mensagem calorosa de respeito, de fraternidade e de
solidariedade neste momento”.
Cerca de três mil garrafas de 1,5l da empresa Água das Caldas de Penacova foram colocadas numa estrutura metálica com 10 metros de altura e 5 metros de diâmetro, em frente ao edifício da Câmara e na renovada praça principal do município. Aliás, como refere Humberto Oliveira, “o novo rosto de Penacova impunha uma solução criativa, moderna e que fosse aprazível para os penacovenses e visitantes”.


Os custos que o município empreendeu na decoração de natal deste ano foram absolutamente irrisórios, já que as garrafas foram oferecidas pelas Águas das Caldas de Penacova, entre outras trazidas por cidadãos, e a estrutura metálica foi oferecida pela empresa JTSL – Soluções Técnicas Manutenção Metalomecânica, que adquiriu um lote no Parque Empresarial da Alagoa (Figueira de Lorvão). Assim, as despesas do município prendem-se apenas com as abraçadeiras utilizadas para fixar as garrafas (um custo que ronda os 75 euros). A montagem da árvore foi realizada por funcionários da autarquia e a iluminação da mesma é assegurada pelos projetores do próprio município. Aliás, como destaca Fernanda Veiga, vereadora da cultura deste município, “sem o envolvimento dos colaboradores da autarquia tudo era bem mais difícil, pelo que há a enfatizar esta cooperação e entusiasmo, quer na conceção do desenho, quer na sua montagem efetiva”.
A preocupação ambiental foi também um cuidado tomado em consideração, uma vez que as embalagens de água, em plástico, são recicláveis e reutilizáveis.
Mantendo o sucesso da estratégia lançada no ano passado, neste ano de 2012, o Município de Penacova irá igualmente patrocinar a terceira edição do concurso de Decoração Exterior de Natal , mantendo-o extensível às 11 freguesias do concelho, premiando as melhores decorações individuais deste natal, como incentivo a que os cidadãos mantenham vivo o espírito de alegria desta quadra.
Tem-se registado boa afluência de visitantes que querem ver esta solução criativa de Natal, que tem recebido inúmeros elogios.

Nota de Imprensa do Município de Penacova