Turismo Centro Portugal aposta nos canais online

0
1
O Turismo Centro de Portugal (TCP) está a ser afectado pelas
novas tendências digitais e já começou a procurar soluções de modernização.
Consta no novo quadro estratégico a impregnação tecnológica, o desenvolvimento
do marketing digital, a opção do marketing assertivo e o acompanhamento e
estudo do mercado interno. Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal,
aponta para uma alteração das estruturas demográficas, das atitudes e dos
padrões de exigência dos consumidores. Os novos canais trazem consigo novos
modelos de negócio que, segundo Pedro Machado, «fazem com que a competição não seja apenas nacional – com o Algarve, Porto
ou Lisboa- mas sim mundial». «O cliente passa, assim, a influenciar o preço e
os mercados», afirma. 
O Turismo Centro de Portugal canaliza um maior
investimento nas redes sociais e um menor investimento público no que diz
respeito à acessibilidade, à paisagem rural e urbana. Pedro Machado acredita na
dominância intensa das novas tecnologias e considera fundamental que a instituição
se adapte aos novos tempos: «Na região Centro vamos apostar, essencialmente, no
posicionamento regional, no branding, nas redes sociais e num plano de marketing
regional. É importante que as pessoas percebam, no entanto, que, apesar de
tudo, o investimento público vai continuar a ser feito», assegura.
Definir estratégias  nas
redes sociais O Turismo Centro de Portugal marcou presença na palestra
realizada ontem, na Escola de Hotelaria de Coimbra, subordinada ao tema
“Utilização das redes sociais para promover o Turismo e a Cultura”, onde o
objectivo foi encorajar a utilização das redes sociais como um plano estratégico empresarial. O orador Vasco Marques,
especialista em marketing digital, explicou as principais estratégias à luz das
redes sociais, com vista a uma maior notoriedade da marca, da empresa, dos produtos e dos serviços. «A estratégia é fundamental
mesmo nas redes sociais. É importante as empresas definirem o seu comportamento
perante vários cenários que podem acontecer online», aconselha.
O Turismo e a Tecnologia são as duas áreas mais procuradas
nas redes sociais de todo o mundo. DC