SAÚDE – Alimentação no 1º ano de vida

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Leite Materno: aconselhado em exclusividade até aos 6 meses de
idade, podendo ser mantido até aos 2 anos. Se aleitamento materno exclusivo,
não é necessária a oferta de água até aos 6 meses de idade. A mulher que
amamenta deve manter uma alimentação variada e equilibrada.
Puré de legumes: aos 6 meses, ou a partir dos 4 meses se
necessário (se não faz aleitamento materno exclusivo); utilizar como base a
batata, a cebola, o alho francês, a abóbora, a cenoura, o alho, a alface, couve
branca, brócolos, courgette (máximo 4
a
5 legumes) e progressivamente introduzir outros
legumes (um de cada vez). A beterraba, o aipo, a nabiça e o espinafre só após
os 12 meses. Iniciar com uma dose diária. No final da confeção adicional 1
colher de chá de azeite por dose. Não adicional sal!
Papa de cereais: aos 6 meses, ou a partir dos 4 meses se
necessário (se não faz aleitamento materno exclusivo); lácteas – preparadas com
água; não lácteas – preparadas com o leite que o bebé habitualmente bebe. Uma
dose diária. Sem glúten até aos 6 meses. A partir dos 6 meses com glúten. Não
adicionar açúcar!
Fruta: a partir dos 6 meses. Iniciar com fruta fresca –
maçã, pêra (cozida, assada ou em vapor), banana (triturada em papa). Variar os
frutos, preferindo os da época. O morango, a amora, o maracujá e o kiwi só após
os 12 meses. Oferecer um fruto de cada vez e não puré de frutas. Não adicionar
açúcar ou mel!
Carne: a partir dos 6 meses. Começar com frango, perú ou
coelho, triturado no puré de legumes. Iniciar com 10g, aumentando gradualmente
até 30g (=1 colher sopa/dia). Após os 12 meses podem ser introduzidos os outros
tipos de carne. Não adicionar sal!
Peixe: a partir dos 6 meses. Começar com pescada ou
linguado, solha ou faneca, triturada no puré de legumes. Iniciar com 10g,
aumentando gradualmente até 30g (=1 colher sopa/dia). O salmão só após os 10-12
meses. Não adicionar sal!
A partir dos 7 meses iniciar 2 refeições de puré de legumes por dia. A
dose diária de 30g de carne ou de peixe pode ser oferecida numa única refeição
(almoço), ou repartida pelas duas refeições (almoço e jantar). São aconselhadas
4 refeições de carne e 3 refeições de peixe, por semana. A partir dos 7 meses a
carne ou peixe podem ser preparados com açorda; aos 8 meses com arroz ou massa,
sempre acompanhados de legumes.
Pão: a partir dos 7 meses pode ser oferecido como açorda,
com carne ou peixe. Após os 8 meses oferecer pão em pequenas quantidades para
treino da mastigação.
Arroz e massas: a partir dos 8 meses. Com legumes, como
acompanhamento de carne ou peixe finamente cortados. Não adicionar sal!
Gema de ovo: a partir dos 9 meses, de forma gradual. Começar
com meia gema cozida numa refeição, por semana, durante 2 a 3 semanas, passando depois
a 1 gema por refeição por semana nas 2 a 3 semanas seguintes. Não consumir mais do
que 1 gema por refeição e não mais que 2 a 3 gemas por semana. A utilização de uma
gema substitui a carne ou o peixe nessa refeição. A clara de ovo só a partir
dos 11 meses. Não adicionar sal!
Iogurte: a partir dos 9 meses. Iogurte natural (sem aromas),
sem açúcar e sem mel. Pode ser adicionado a fruta fresca. É uma alternativa
como lanche.
Leguminosas: a partir dos 9 meses. Iniciar com feijão frade,
feijão branco ou preto, ervilhas, favas, lentilhas ou grão. Demolhar bem antes
de cozer, inicialmente sem casca e em pequenas porções.
Água: se aleitamento materno exclusivo, não é necessária a oferta
de água até aos 6 meses. Dos 6 aos 12 meses oferecer pequenas porções de água
várias vezes ao longo do dia.
Leite de vaca: só a partir dos 12 meses. Meio gordo ou gordo
dos 12 aos 24 meses; a partir dos 2 anos leite meio gordo. O leite e derivados
(iogurte, queijo) não devem ultrapassar os 500ml/dia.
Dieta da Família: recomenda-se uma dieta saudável – variada e
equilibrada, a toda a família. Evitar os doces, fritos e refrigerantes! Atenção
ao sal!
Drª. Ana China  Médica Interna de Medicina Geral e Familiar no Centro de Saúde de Penacova, colabora com o Penacova Actual na rúbrica sobre Saúde 

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