TURISMO CENTRO DE PORTUGAL – Comemoração do Dia Mundial do Turismo

0
1


A Organização Mundial de Turismo (OMT) escolheu o tema
“Turismo e Desenvolvimento Comunitário” para celebrar o DIA MUNDIAL DO
TURISMO (DMT) de 2014. Neste contexto, a
Turismo Centro de Portugal junta-se
à OMT nas comemorações do DMT com um conjunto de iniciativas direccionadas para
a promoção do território, desenvolvimento de ferramentas multimédia e marketing
direto. As iniciativas decorrem de 26 a 28 de setembro em toda a região Centro.
Deste
modo, na próxima sexta-feira 26, pelas
15 horas, na Torre de Anto
, localizada em Coimbra, decorre a apresentação pública do projeto “Smart City Guides – Dream and Walk in Time”.
Nova ferramenta multimédia promocional do Centro de Portugal, o Smart City
Guides é uma aplicação móvel disponível para sistemas IOS e Android, que
utiliza a tecnologia JiTT  (Just In Time
Tourist), desenvolvida pela empresa iClio. Com base em tecnologia GPS, a aplicação
parte da localização geográfica do utilizador e
encaminha-o para os locais mais interessantes através de
um mapa detalhado. O projeto engloba
sete “Smart City Guides” (para
as cidades de Aveiro, Coimbra, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Óbidos e Leiria/Fátima), além de uma aplicação mais generalista
que engloba os 100 municípios da Região Centro de Portugal.
Os conteúdos da
aplicação são originais, desenvolvidos pela iClio, após pesquisa prévia em cada
cidade para conhecer quais os locais que estão na moda, assim como outras
particularidades. O cuidado na criação de conteúdos adaptados culturalmente às
realidades dos vários destinos, bem como a preocupação estética do ponto de
vista da voz que conduz o utilizador – Rui
Unas
– são detalhes que fazem com que o turista se sinta praticamente
acompanhado por um guia real, tornando o JiTT/ Smart City Guides num guia
personalizado que faz toda a diferença em viagem.
No sábado
27 de Setembro, pelas 12 horas, no Mosteiro da Batalha
, decorre a apresentação do projeto “Rede de Património
Mundial do Centro de Portugal”
. O projecto visa valorizar turisticamente o excepcional património cultural,
paisagístico e humano da Região Centro de Portugal, designadamente a partir do
que está integrado na lista Património Mundial da UNESCO [Mosteiro da Batalha
(Batalha); Convento de Cristo (Tomar), Mosteiro de Alcobaça (Alcobaça),
Universidade de Coimbra, Alta e Sofia (Coimbra)], através da criação de um referencial comum de intervenção e
comunicação.
De 26 a 28 de setembro, os
turistas são recebidos nos postos de turismo Centro de Portugal, com diversas
iniciativas de animação. Destaque para os momentos de degustação de produtos
regionais, provas vínicas, oferta de merchandising, entre outras ações
promocionais.
No
Dia Mundial do Turismo, e durante todo o fim de semana, o Centro de Portugal
vai estar repleto de animação, dado o elevado número de iniciativas culturais
promovidas pelos municípios, e pelas empresas de animação turística que operam
no território.

Gabinete de Comunicação Turismo Centro de Portugal