SOLIDARIEDADE – No mês de outubro, a DECO preocupou-se e esteve presente com os consumidores seniores na Região Centro

0
3
É notório que a maioria
da população sénior, em Portugal, encontra-se em situações de vulnerabilidade
social e económica, necessitando, assim, de mais informação sobre vários
benefícios disponíveis. Prevê-se que no ano 2050 mais de 30% da população
portuguesa terá mais de 65 anos.

Assim, a DECO –
Associação Portuguesa para Defesa do Consumidor considera fundamental o reforço
da informação, bem como a formação dos consumidores seniores, estando, de
momento, a desenvolver a campanha “Sénior + Ativo: consumidor informado/consumidor
protegido”, esclarecendo tanto os consumidores com mais de 65 anos, como os
cuidadores informais com mais de 50 anos.

Deste modo, estão a
ser realizados workshops informativos
sobre diversos temas, nomeadamente “Saber Comprar: conselhos e cuidados a ter
nas compras”; “Alerta: práticas enganosas e agressivas”; “Serviços Essenciais:
os seus direitos enquanto sénior”; “Lar doce lar: os seus direitos enquanto
sénior”; “Lazer e Turismo: direitos e benefícios para seniores”; “Saúde,
Bem-Estar e Envelhecimento Ativo”; “Serviços Financeiros: cuidados e benefícios
para seniores”.

Ao longo do mês do
outubro foram realizados, pela DECO – Delegação Regional de Coimbra, workshops em diversas entidades da sua
área territorial. Assim sendo, esteve presente Nova Acrópole, na Associação
Nacional de Apoio ao Idoso (ANAI), na Universidade Sénior do Sabugal, na Câmara
Municipal da Lousã, na Fundação Assistência, Desenvolvimento e Formação
Profissional (ADFP) e na Universidade Sénior de Idanha-a-Nova.

Contudo, o presente
projeto continuará a decorrer durante o mês de novembro. Para obter mais
informações, poderá entrar em contacto para deco.coimbra@deco.pt,
decoforma@deco.pt ou 239 841 004 / 927 998 643.