AMBIENTE – Distrito de Coimbra no top de recolhas da 9ª Edição da Geração Depositrão

0
0
Já são conhecidos os resultados da primeira fase da 9ª Edição da Geração Depositrão,
respeitantes à recolha de equipamentos e pilhas em fim de vida. Até ao momento,
as escolas participantes já recolheram mais de 105 toneladas, a converter no
donativo a entregar à Operação Nariz Vermelho no final do ano letivo. Cada
tonelada de resíduos recolhidos será traduzida em 15€ a doar a esta instituição
para as visitas dos Doutores Palhaços às crianças hospitalizadas, em 14
hospitais nacionais.
Na primeira fase de recolha de resíduos, as escolas que ocupam o Top 5 são:
EB1 de Loução – Venade e EB1/JI Caminha (ambas de Caminha, Viana do Castelo),
EB1 de Cabanas de Tavira (Faro), Jardim de Infância de Casais de São Clemente e
EB1 de Lamas (ambas de Miranda do Corvo, Coimbra). Estas escolas foram
responsáveis pela recolha de 18,5 toneladas de resíduos (17,6% do total de peso
recolhido).
De acordo com o regulamento da campanha, a EB1 de Loução-Venade será
premiada pela recolha de mais de 4,5 toneladas de resíduos!
No contexto nacional, o distrito de
Coimbra ocupa a 3ª posição no ranking do peso recolhido (cerca de 11%), com
especial destaque para as escolas Jardim de Infância de Casais de São Clemente,
EB1 de Lamas (Miranda do Corvo) e EB 1/JI de S. Martinho da Cortiça (Arganil).
A campanha continuará a funcionar até ao final do ano letivo,
avizinhando-se a próxima fase desta recolha solidária, cujos resultados serão
somados ao donativo até então angariado.
Nesta edição da Geração Depositrão participam cerca de 900
escolas e entidades parceiras, o que corresponde ao envolvimento de mais de 420
mil alunos e 44 mil professores, unidos na missão de garantir a recolha de REEE
(Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos) e RP&A (Resíduos de Pilhas
e Acumuladores) e seu correto encaminhamento para reciclagem.
Esta campanha da ERP Portugal é implementada em parceria com a ABAE
(Associação Bandeira Azul da Europa), através do Programa Eco-Escolas, e conta
com o apoio das marcas LG, Orima, Pingo Doce, Science4You e Worten.