SOLIDARIEDADE – Pirilampo Mágico 2017 – Nova campanha decorre até 31 de Maio

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O Pirilampo Mágico, criado para apoiar pessoas com deficiência
intelectual e multideficiência, vai ser apresentado na quarta-feira. Este ano,
o Pirilampo Mágico terá duas cores, em vez de uma, para assinalar o seu 30.º
aniversário.
A nova edição
da campanha Pirilampo Mágico, que será apresentada em Lisboa, espera vender até
31 de Maio, 700 mil mascotes, além dos já tradicionais “pin”, “t-shirt”,
canecas, chávenas e sacos de pano.
“Para este ano
escolhemos o lema ‘Queremos voar’,
aplicado às pessoas com deficiência intelectual e multideficiência”, avançou à
agência Lusa Rogério Cação, vice-presidente da Federação Nacional de
Cooperativas de Solidariedade Social (Fenacerci), promotora da iniciativa.
Para as pessoas
com deficiência, voar “significa atingir
a sua autonomia, significa poder decidir, significa poder conhecer novas
pessoas, novas paragens, atingir novos conhecimentos, ter novas oportunidades e
ir mais longe
”, disse Rogério Cação.
A campanha
deste ano terá “um pirilampo trintão,
mas com a mesma vitalidade que tinha no ano em que foi lançado, em 1987”, a
“espalhar a mesma mensagem de solidariedade”, de “defesa dos direitos das
pessoas com deficiência
”, sublinhou.
A cor do boneco
ainda está no “segredo dos deuses”,
mas Rogério Cação revelou que vai ter duas cores. A campanha deste ano ficará
também marcada pelo lançamento do livro “Voar
com o pirilampo mágico
”, que está integrado no Plano Nacional de Leitura.
As receitas das
vendas revertem a favor de mais de 80 entidades que apoiam um universo de mais
de 30 mil pessoas com deficiência intelectual e suas famílias.
Fazendo um
balanço dos 30 anos da iniciativa, o vice-presidente da Fenacerci disse que o
sucesso da campanha se deve ao reconhecimento dos portugueses pela causa
apoiada.
Uma campanha que já leva três décadas de
existência quer dizer duas coisas em sentidos contrários: primeiro é que as
necessidades que a determinaram se mantêm
” e, segundo, “é que a campanha calou bem fundo naquilo
que é o sentido dos portugueses
”, que “continuam
a acreditar que esta iniciativa vale a pena e daí a sua longevidade
”.
A iniciativa é
apadrinhada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e associa-se
ao Ano Europeu do Turismo Acessível.
A campanha
surgiu em 1986 por iniciativa do então director de programas da RDP-Antena 1
que, depois de ouvir um programa na rádio sobre os problemas das pessoas com
deficiência mental, propôs à federação a realização de uma campanha de
angariação de fundos a favor das cooperativas de solidariedade social (CERCI), que
teve início, pela primeira vez, um ano depois.
Três décadas
depois, a campanha mantém os mesmos objectivos: angariar recursos para
organizações que trabalham com pessoas com deficiência intelectual e
multideficiência e dar a conhecer a realidade destas pessoas, as suas
dificuldades e expectativas no sentido de promover a sua inclusão na sociedade.
Desde a
primeira campanha, foram vendidos mais de 20 milhões de bonecos e mais de dois
milhões de “pins”, segundo dados da
Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social.
O número de
instituições beneficiadas passou de 38 na primeira campanha para mais de 80
actualmente.