DECO – Créditos pessoais na internet – quando a esmola é muita…

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As
dificuldades financeiras das famílias portuguesas aliadas à complexidade de
obtenção de crédito na banca têm levado ao aumento das burlas online.
São
frequentes os pedidos de ajuda de consumidores que foram vítimas de burlas na
Internet. O circunstancialismo é muito semelhante, famílias onde se instalou
algum problema e vêem-se na necessidade de recorrer ao crédito.
Expressões
como “…Precisa de dinheiro urgente? Nós
temos a solução para si …
” são  frequentes quando navegamos na
internet. É transmitida a ideia de fácil acesso a créditos pessoais, onde
reinam as vantagens em detrimento das desvantagens.
Deixamos alguns conselhos sobre esta
matéria, nunca descurando o espírito critico.
Antes
de mais, deverá verificar se a instituição de crédito é credível, fazendo uma
análise da mesma, do seu site, recolha também testemunhos de outras pessoas e
questione a entidade fiscalizadora do sector, o Banco de Portugal.
Naturalmente,
que as facilidades custam dinheiro, pois, em regra, o crédito de rápida
aprovação é o mais caro, com taxas de juro bastante elevadas, associadas a
comissões, impostos e seguros.
Se
lhe pedirem dinheiro para fazer face a custos de análise de processo de
crédito, desconfie. Em regra estaremos perante um ilícito criminal. Nenhuma
instituição financeira credível pede dinheiro para analisar a viabilidade de
disponibilização de crédito. Muitas empresas menos fiáveis oferecem crédito
pessoal online com condições muito vantajosas, mas que servem apenas como um
canal ilegal de obtenção de dinheiro.
Nunca
forneça dados bancários, pois a aprovação de um crédito pessoal deverá sempre
cumprir uma série de regras estatuídas pelo Banco de Portugal. A
disponibilização deste tipo de informação não é um desses requisitos.
Em
caso de dúvida, informe-se, peça conselhos, nunca subscreva qualquer
documentação sem ler, pois as letras pequeninas também existem nos contratos à
distância. Opte sempre por escolher instituições de boa reputação, de
credibilidade indiscutível.
Em
caso de dúvidas não hesite em contactar-nos.
Tânia Santana, Jurista
ECO Centro
Os leitores interessados em obter esclarecimentos
relacionados com o Direito do Consumo, bem como apresentar eventuais problemas
ou situações, podem recorrer ao Gabinete de Apoio ao Consumidor da DECO,
bastando, para isso, escreverem para a DECO – Rua Padre Estêvão Cabral, 79-5º,
Sala 504-3000-317 Coimbra.

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