INQUÉRITO – Barómetro Regional indica que 77% dos residentes na região Centro estão satisfeitos com a vida

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A
satisfação dos residentes na região Centro aumentou em 2017, verificando-se que
77% dos residentes estão globalmente satisfeitos com a sua vida. Estas são
conclusões do inquérito de satisfação feito aos residentes da região Centro,
promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro
(CCDRC),
no
âmbito do Barómetro Regional.
O
inquérito mostra que 7,5% dos residentes estão “muito satisfeitos”, 70%
“satisfeitos”, 13% “não muito satisfeitos” e 10% “nada satisfeitos”. Face aos
anos anteriores, destaca-se o acréscimo significativo da percentagem de
inquiridos que se consideram “satisfeitos” e, simultaneamente, o decréscimo dos
“nada satisfeitos” e dos “não muito satisfeitos”. Estes são os melhores
resultados das quatro edições deste inquérito efetuado para a região Centro, com
77% dos residentes globalmente satisfeitos, contra 69% em 2015, 58% em 2014 e
61% em 2013. Este valor supera a média obtida pelo Eurobarómetro (inquérito
realizado à escala europeia) para Portugal (67%), aproximando-se da avaliação
média dos cidadãos europeus (82%).
Em
todas as comunidades intermunicipais do Centro, a maioria dos inquiridos
encontra-se satisfeito ou muito satisfeito. Os resultados das diferentes sub-regiões
variam entre os 62% (Beiras e Serra da Estrela) e os 87% (Médio Tejo) de residentes
globalmente satisfeitos. O Médio Tejo foi a comunidade intermunicipal com maior
crescimento da percentagem de residentes globalmente satisfeitos (87% em 2017
contra 72% em 2015), passando a ser a sub-região com o grau de satisfação dos
residentes mais elevado.
Relativamente à região Centro, em termos
médios, este inquérito mostra que:
  • As mulheres
    encontram-se menos satisfeitas do que os homens;
     
  • Os cidadãos mais
    jovens estão globalmente mais satisfeitos do que os mais velhos,
    notando-se uma alteração no padrão de satisfação a partir dos 45 anos;
     
  • Os residentes
    ativos estão mais satisfeitos do que os inativos. No entanto, de entre
    todas as categorias de ativos e inativos, os estudantes são os mais
    satisfeitos e os desempregados e os reformados os mais insatisfeitos
    (padrão que também se tem verificado nas vagas anteriores);
     
  • Em termos dos
    níveis de qualificação dos inquiridos, o grau de satisfação aumenta com as
    habilitações escolares dos inquiridos, sendo os residentes com mestrado/doutoramento
    os mais satisfeitos e os residentes analfabetos e os que sabem ler e
    escrever sem qualquer nível de escolaridade os mais insatisfeitos, o que
    evidencia bem a importância da escolaridade.
Do
ponto de vista qualitativo foi ainda possível identificar alguns dos principais
fatores que os residentes na região Centro associam à sua satisfação ou
insatisfação. Dois dos principais motivos causadores de satisfação ou
insatisfação têm mantido alguma estabilidade ao longo das várias vagas deste
inquérito anual e prendem-se com as situações de emprego e saúde. São ainda referidos
aspetos relacionados com o local de residência, ambiente familiar, qualidade de
vida, rendimentos auferidos ou a situação do país.
Para
informações adicionais, consultar o Barómetro Centro de Portugal em www.ccdrc.pt