RECONHECIMENTO – Águas de Coimbra continua a liderar satisfação dos consumidores

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Uma
gestão estratégica orientada para o cliente e para a qualidade do serviço
explica que a empresa municipal Águas de Coimbra vença, pela sétima vez, o ECSI Portugal – Índice Nacional de Satisfação do Cliente, no setor da Água. Foi esta
a principal conclusão do estudo desenvolvido pela Nova IMS, o Instituto
Português da Qualidade e a Associação Portuguesa da Qualidade, no âmbito do
ECSI 2017.

Na
cerimónia de entrega dos troféus ECSI, que ontem teve lugar no auditório da
reitoria da Universidade Nova de Lisboa, Manuel Vilares, professor da Nova IMS
e um dos responsáveis pelo estudo, sustentou que “à perceção de que o produto (a água fornecida) é de grande qualidade,
junta-se a preocupação com a qualidade do serviço
”, um cuidado que a AC, “repetente no estatuto de vencedora, tem
demonstrado de forma consistente
”.

Na
edição de 2017 deste estudo, a Águas de Coimbra foi a empresa melhor classificada,
em todos os indicadores avaliados, posicionando-se à frente de várias entidades
gestoras de referência no setor da Água.

Os resultados do estudo indicam que a Águas de
Coimbra continua a ser a empresa melhor posicionada em todos os indicadores
avaliados: “Imagem”; “Expetativa dos clientes”; “Qualidade apercebida”; “Valor
apercebido”; “Satisfação”; “Gestão das Reclamações”; “Confiança” e “Lealdade”.

Em
todas as variáveis do estudo, a empresa municipal de Coimbra ultrapassa as dez principais
entidades gestoras do setor da Água, em Portugal. O relatório do inquérito
revela, ainda, que 90% dos inquiridos, em Coimbra, bebem água da torneira e manifestam
grande confiança na qualidade da água que chega às suas torneiras.

No estudo deste ano foi avaliado o Índice de
Satisfação relativamente aos serviços prestados por 10 entidades gestoras de
água. Relativamente à dimensão da amostra, foram entrevistados cerca de 250
clientes por empresa, o que totalizou 3561 entrevistas realizadas aos clientes
do setor da Água, no âmbito do ECSI 2017.