INVESTIGAÇÃO – ReMAP anuncia revolução tecnológica no mundo da aviação

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Transformar radicalmente o paradigma da manutenção dos aviões, com significativo
aumento de segurança e ganhos económicos, é o objetivo do projeto europeu
ReMAP, que acaba de obter 6,8 milhões de
euros
de financiamento no âmbito do programa Horizon 2020.
A Universidade de Coimbra (UC), através da Faculdade de Ciências e Tecnologia
(FCTUC), e o Instituto Pedro Nunes (IPN) integram o consórcio do projeto que
reúne vários centros de investigação e empresas dos setores da aviação e de
tecnologias de informação, entre as quais a Embraer Portugal, Optimal
Structural Solutions, KLM, UTRC Ireland e ATOS Spain. Na equipa de consultores
científicos estão a Airbus SAS, European Aviation Safety Agency, Thales
Avionics e Royal Netherlands Air Force.
Para tornar a manutenção nas grandes
companhias aéreas mais segura e com menores tempos de imobilização das
aeronaves
, o consórcio vai desenvolver um sistema tecnológico inovador
baseado em Inteligência Artificial, conjugando algoritmos inteligentes capazes
de processar enormes volumes de dados em tempo real, machine learning (aprendizagem de máquina), redes neuronais
(inspiradas no funcionamento do cérebro) e uma plataforma informática de
integração e computação na nuvem.
De uma forma geral, a tecnologia ReMAP, que permitirá ganhos de 700 milhões de euros por ano na aviação europeia,
analisa um grande conjunto de dados heterogéneos gerados pelos vários sensores
existentes nos sistemas da aeronave, bem como dados das condições ambientais no
espaço aéreo percorrido. Os algoritmos de aprendizagem automática permitem que
o sistema seja treinado a reconhecer, a partir desses dados, o estado real dos
componentes e o seu tempo de vida útil. 
Esta solução inovadora, que será
testada em meia centena de aviões da frota da KLM
(20 aviões Boeing-787 e
30 Embraer 190), irá permitir, num futuro próximo, «ter uma manutenção preditiva, ou seja, a manutenção de aeronaves, que
atualmente é feita com base em intervalos de tempo ou de utilização fixos,
passa a ser efetuada com base no estado real dos componentes relativamente ao
seu ciclo de vida, determinando o momento certo para a sua substituição
»,
explicam os coordenadores da equipa portuguesa, Carlos Lisboa Bento, Bernardete
Ribeiro e Paulo Rupino da Cunha.
Assim, «um componente só é
substituído quando está realmente em fim de vida. Por outro lado, é possível
detetar antecipadamente a sua degradação, permitindo a intervenção antes que
provoque danos ou cause disrupções nas operações
», notam os também
investigadores do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra
(CISUC).
O ReMAP obteve uma pontuação excecionalmente alta da parte dos avaliadores
da Comissão Europeia, um resultado muito pouco comum no programa Horizon 2020
de apoio à investigação europeia. Trata-se de um programa altamente competitivo
a que só as melhores instituições de investigação e valorização de conhecimento
conseguem ter acesso.  
O projeto é globalmente coordenado pelo investigador Bruno Santos, da TU
Delft, Faculdade de Engenharia Aeroespacial, e antigo docente da Universidade
de Coimbra.   
Declarações do investigador Carlos Lisboa Bento: aqui