INVESTIMENTO – Requalificação do IP3 começa entre o nó de Penacova e o nó da Lagoa Azul

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O ministro do Planeamento e
Infraestruturas informou, esta quarta-feira, que a primeira intervenção no IP3
vai ocorrer entre o nó de Penacova e o nó da Lagoa Azul, num investimento de 15
milhões de euros.

Pretendemos avançar com um concurso de 15 milhões de euros de
investimento entre o nó de Penacova e o nó da Lagoa Azul, que é a zona mais
crítica em termos de segurança do IP3 e é essa a zona que esperamos que possa
entrar em obra mais rapidamente
“, explicou Pedro Marques à agência
Lusa, depois de uma audiência em comissão parlamentar.

O ministro reafirmou ainda a
perspetiva de “ter a quase
totalidade da estrada duplicada, ou seja, em perfil de autoestrada, para
garantir fluidez de tráfego e segurança às populações
” desta ligação
rodoviária entre Viseu e Coimbra.

Para outros troços da
estrada é necessário fazer projetos e garantir declarações de impacto
ambiental, o “que demorará um pouco
mais, mas as obras avançam este ano
“, no âmbito da prioridade do Governo
de requalificação do IP3, com recursos do Orçamento de Estado.

Na sua intervenção inicial,
em audição parlamentar, o governante reafirmou a solução de aumentar o “número de faixas, onde tecnicamente for
possível
“, da infraestrutura e sem “colocar portagens, sem onerar as populações“.

Na sua intervenção inicial
aos deputados, Pedro Marques referiu que “tudo será feito” para que o primeiro concurso de obra deste
projeto de requalificação “seja
lançado este ano
“.

Respondendo a questões do
PS, o ministro recordou as várias soluções que foram equacionadas para a
estrutura, como uma “autoestrada,
com impactos ambientais seríssimos
” ou “acabar com o IP3 e a alternativa não portajada“.

Assim, foi decidido avançar
com uma verba até 140 milhões de euros, do Orçamento do Estado, para a
requalificação, incluindo o “traçado
mais sensível na zona da Livraria do Mondego
“.

O ministro reafirmou o
objetivo de dotar o IP3 de perfil de autoestrada, sempre que possível e que a
ideia é fazer requalificação
integral da via
“.