CIM Região de Coimbra acolhe a requalificação do IP3

0
2
Reunido no Salão Nobre da Câmara
Municipal de Tábua, o Conselho Intermunicipal (CI) da CIM Região de Coimbra
analisou na passada sexta sexta-feira a solução apresentada pelo Governo para o
IP3, considerando positiva a requalificação/duplicação do IP3 sem portagens, com
um investimento de 134 milhões de euros e que prevê que 85 por cento do traçado
atual ficará com quatro vias (2+2) contra os atuais 21 por cento. 
A intervenção poderá ser feita de forma faseada e mais rapidamente, além de
se evitarem as dificuldades com as questões ligadas aos impactes ambientais.
A proposta do Governo acolhe as
pretensões da região de Coimbra como solução para a ligação entre Viseu e
Coimbra, sendo que os dois outros cenários apresentados pela Infraestruturas de
Portugal (IP), apontam para a concessão ou a construção de uma auto-estrada
portajada com vários confrangimentos ambientais.
Não obstante o CI da CIM Região de Coimbra insiste na conclusão do IC6 e na
implementação de acessibilidades adequadas às necessidades económicas e sociais
do Municípios de Gois, Lousã e Vila Nova de Poiares configurando desta forma
verdadeiras medidas de coesão territorial
.
Considera o CI da CIM Região de Coimbra
que a satisfação destas reivindicações irá contribuir para suster o processo de
despovoamento dos territórios do interior, promovendo a captação de
investimento, localização de empresas, fixação de profissionais qualificados,
viabilização dos produtos endógenos e da actividade turística.
Esta tomada de posição foi dada a conhecer ao Ministro do Planeamento,
Pedro Marques, e ao Secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme W.
d’Oliveira Martins, durante a reunião com os membros do Governo após o final do
Conselho Intermunicipal
.
O Ministro do Planeamento, Pedro Marques
deixou palavras de conforto para os Municípios e assumiu a resolução da questão
das acessibilidades ao Pinhal Interior e IC6 num plano de trabalho que envolve
a CIM Região de Coimbra e que inclui a sensibilização da Comissão Europeia para
que sejam alocadas verbas às chamadas last miles, ou seja, os troços de
estradas que ligam os parques industriais e as áreas de localização territorial
às autoestradas.
A agenda de trabalho do CI da CIM Região
de Coimbra da reunião incluiu ainda o acordo de colaboração – linha de apoio à
valorização turística do interior, com vista à candidatura da
Ecovia do Mondego, prolongamento da Ecopista do Dão, e à candidatura da Eurovelo1 – Rota Atlântica na CIM Região de Coimbra, bem como a candidatura da Região de Coimbra
a Capital Europeia da Gastronomia e o protocolo de colaboração do Programa
Aldeia Segura e Pessoas Seguras”.