DGS lança campanha para inspirar portugueses a praticar atividade física

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A
Direção-Geral da Saúde (DGS) lança esta quarta-feira uma campanha para inspirar
os portugueses a praticar atividade física, mostrando que fazer exercício pode
ser “
fácil, acessível e
entusiasmante
“.
A
campanha “Siga o Assobio“, realizada em parceria com o Instituto
Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), tem como principais destinatários
pessoas entre os 35 e os 65 anos que acham que para praticar atividade física
precisam de mais tempo, mais dinheiro, equipamento especial ou de estar em
forma.
A
DGS refere em comunicado que “uma grande parte da população adulta
portuguesa tem dificuldades em integrar a prática de atividade física no seu
dia a dia
“.

Segundo o Eurobarómetro, a falta de tempo e de motivação são duas das
principais razões apresentadas por esta população.

Tendo em conta que é esta faixa da
população que assume atualmente as decisões familiares e que continuará a ser
agente social nos próximos 15-20 anos, o investimento na prevenção é determinante
da sua saúde, é uma prioridade
para a sociedade e sustentabilidade do
Serviço Nacional de Saúde (SNS)”, defende a DGS.
As
campanhas mediáticas para a promoção da atividade física são consideradas pela
Organização Mundial da Saúde (OMS) um dos melhores investimentos no contexto do
combate às doenças crónicas não transmissíveis como a diabetes, as doenças
cardiovasculares, ou a depressão.
A
campanha “Siga o Assobio
é sustentada em teorias comportamentais e foi construída sob os princípios do
“Marketing Social para a Promoção da Saúde” para aumentar a
competência, oportunidade e motivação do público-alvo para a prática da
atividade física.
A
maior novidade” desta
campanha é ser sustentada por um protocolo formal de avaliação de impacto, que
considera todos os objetivos da campanha: reconhecimento e afinidade, atitudes
e crenças, motivações e intenção.
Os
resultados preliminares serão apresentados no último trimestre de 2019, refere
a DGS, defendendo que “campanhas de promoção da atividade física eficazes
requerem canais de comunicação e mensagens consistentes e sustentadas ao longo
do tempo, podendo demorar anos até se conseguir estabelecer uma relação
causa-efeito nos indicadores de saúde da população
“.
A
Siga o assobio” é, por
isso, parte de uma estratégia integrada do Programa Nacional para a Promoção da
Atividade Física da DGS, onde se incluem iniciativas como as consultas de
atividade física no SNS ou a criação da Comissão Intersetorial para a Promoção
da Atividade Física, todas com o objetivo de contribuir para um Portugal mais
ativo e saudável.
A
campanha, que decorrerá até 14 de julho, é divulgada nos meios de comunicação
social, em “outdoor”, nos cinemas, nas redes sociais e no
“website”: www.sigaoassobio.pt.

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