COMÉRCIO DIGITAL – Passos essenciais na criação de uma empresa online

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Os
maiores empreendedores são aqueles que, analisando o mundo no seu redor, sabem
como utilizar as caraterísticas do seu meio e do seu tempo para estabelecer um
negócio de sucesso.
Em
termos realistas, e mesmo considerando a maior facilidade de acesso a materiais
e informação, o século XXI não deixa de ser uma época de grandes desafios para
os empreendedores ao redor do globo.
As
maiores dificuldades do século para quem deseja abrir uma empresa online são
evidentes. Para começar, com os constantes avanços tecnológicos, torna-se
difícil acompanhar as lógicas do mercado, as tendências e os desejos dos
consumidores.

Além disso, o próprio ritmo de vida nem sempre facilita a gestão
deste tipo de empreendimento, na medida em que, cada vez mais, se torna difícil
organizar, de forma estruturada, o funcionamento das empresas. Por fim, a maior
facilidade na abertura das empresas online, faz com que muitas pessoas tentem a
sua sorte neste setor, o que cria uma concorrência sem precedentes entre lojas
online ou outros espaços de e-commerce.
Além
de tudo isto, embora não seja uma dificuldade unicamente atual, as questões
económicas podem constituir um desafio, na medida em que é necessário investimento
nas empresas para que estas possam tornar-se viáveis e subsistir perante todos
os desafios acima mencionados.
Evidentemente,
existem muitos aspetos a ter em consideração no momento de criar uma empresa
online no século XXI. Muitos são os passos a dar para garantir que consegue
edificar um negócio de sucesso. Ainda assim, hoje, apresentamos alguns que nos
parecem fundamentais.

1. A identidade da
marca
Talvez,
há algumas décadas atrás, o conteúdo do seu negócio – isto é, os produtos
comercializados – fosse o mais importante. Hoje em dia, no entanto, não chegará
a ter a possibilidade de apresentar esse mesmo produto a menos que edifique uma
identidade de marca sólida.
Uma
boa marca precisará de dar resposta a vários aspetos diferenciadores, que
ajudarão a posicioná-la face às demais. Assim,
gerar um nome,
apostar no design (logótipo, lettering, etc), definir os princípios e valores
da marca e apostar num slogan forte é de suma importância para garantir que a
sua marca terá impacto junto do público-alvo.
2. Procurar um
domínio
Na
criação de um negócio online, um dos aspetos fundamentais é o local da Internet
que alojará a empresa. Esta é uma das questões que deve pensar quando cria o
nome, já que o respetivo endereço deve estar disponível.
O
ideal será que o link para o seu site seja simples e intuitivo. Embora alguns
sites prefiram ficar alojados na cloud, por não implicar investimento inicial;
a verdade é que os servidores físicos poderão oferecer uma maior estabilidade.
3. Dedique-se ao
marketing
O
marketing digital é, sem
dúvida, um dos aspetos fundamentais na criação da empresa online. Hoje, pode
optar por promover o seu site de formas diversas, recorrendo aos meios
tradicionais ou aos novos mídia.
Existem
muitas vantagens no uso, por exemplo, das redes sociais para promover uma loja
online. Além de atingir um público diversificado e vasto, esta promoção pode
ser feita de forma gratuita ou por custos bastante acessíveis.
4. Pense na logística
Um
bom negócio terá sempre de pensar nas questões logísticas. O stock, as entregas
aos clientes, o seguimento de encomendas, a resposta a todas as dúvidas e questões,
os valores dos envios, o serviço de transportadora… tudo isto são aspetos que
não podem, de forma alguma, ser descurados.
Sabendo
disto, são cada vez mais as pessoas que procuram parceiros e optam por delegar
esta função, para poderem dedicar mais tempo ao marketing e à divulgação da sua
empresa. As lógicas de dropshipping são um exemplo disso mesmo.
5. Tenha atenção a
questões práticas
Algumas
questões práticas são essenciais para garantir o bom funcionamento de uma
empresa digital e garantir o seu sucesso.
Por
exemplo, é importante que uma loja online tenha bem definidos os
métodos de pagamento,
garantindo ao cliente várias possibilidades para pagar e garantindo que estas
transações são feitas de forma eficaz e segura. Deve pensar se aceitará
Mastercard, Visa, MB NET, NETTELER, PayPal ou outro tipo de método de pagamento
e garantir que o cliente tem um acesso simples a esta informação.
Além
das questões relacionadas com o pagamento, é também fundamental que o
empreendedor tenha visão na escolha dos produtos, buscando pontos de
diferenciação face às demais lojas do seu setor.
Por
fim, não podem ficar esquecidos os requisitos legais para a abertura deste tipo
de empresa, sendo importante que saiba quais as normas vigentes e possa
garantir que o seu site cumpre todas as regras estipuladas. Além de este
cumprimento gerar uma maior confiança por parte dos clientes de uma determinada
loja online, este é ainda fundamental para garantir que não acaba por ter de
pagar coimas indesejadas, que prejudiquem o seu negócio financeiramente.