EDUCAÇÃO 2018 – Crianças portuguesas passam mais 10 horas semanais em creches do que média europeia

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As crianças passam quase 40 horas por semana com as amas, nos infantários ou creches em Portugal, um dos períodos mais
elevados da Europa, cuja média é cerca de dez horas semanais menor.
Os números constam do “Estado da Educação 2018”, hoje publicado pelo Conselho Nacional de
Educação (CNE), que faz um retrato do país no ano passado, mas também uma
análise da evolução na última década.

O número médio de horas semanais que os bebés e crianças
portuguesas passam nas creches, mas também em estabelecimentos de educação
pré-escolar, “é dos mais elevados de
entre os países da União Europeia
”, refere o relatório, que analisa também
a situação do país tendo em conta as metas europeias.

Os bebés até aos três anos passam, em média, 39,1 horas
por semana, ou seja, quase oito horas por dia, com amas ou em creches, enquanto
as crianças com três ou mais anos passam 38,5 horas semanais.

Já a média semanal de permanência dos países da UE28 é de
27,4 horas para os mais pequenos e de 29,5 horas para os mais velhos. Ou seja,
há uma diferença de quase dez horas semanais.

Portugal também surge como um dos países com mais oferta
de creches para crianças com menos de três anos quando comparando com os países
da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e da UE23
(países da União Europeia membros da OCDE): em Portugal a taxa de cobertura
desta resposta social é de 36,7%, ligeiramente acima da média da OCDE (36,3%) e
da UE23 (35,6%)
.

Entre 2008 e 2015 houve um aumento gradual de oferta de
vagas nas creches e de amas, mas, em 2015, começaram a registar-se quebras
anuais.

Já nas regiões autónomas, houve um crescimento
consistente. Na Região Autónoma da Madeira, por exemplo, havia no ano passado
uma taxa de cobertura de 56,8%.

A preocupação com a rede de pré-escolar transformou-se
numa das bandeiras da maioria dos partidos políticos nas últimas eleições de
novembro, recordou a presidente do CNE.

Quase todos os partidos políticos nestas últimas eleições
apresentam nos seus programas essa ideia de que as creches teriam que ter uma
intencionalidade educativa e que era preciso reforçá-la
”, disse a presidente do
CNE, Maria Emília Brederode Santos.

A taxa de pré-escolarização, destinada às crianças entre
os 3 e os 5 anos, aumentou 7,8 pontos percentuais, situando-se em 2017/2018 nos
90,1%.

A presidente do CNE defende que é preciso ver a “educação
como um direito que se tem desde que se nasce
”. Vários estudos têm relevado que
a frequência do pré-escolar é uma das melhores ferramentas para combater o
insucesso escolar.

Quanto ao ensino básico, o relatório sublinha a
diminuição de mais de 150 mil alunos em dez anos (2017/2018 vs 2008/2009): com
destaque para o primeiro ciclo, que diminuiu 18%, seguindo-se o 2.º ciclo (17%)
e, finalmente, o 3.º ciclo com menos 9,6% de alunos.

Mantém-se a tendência de diminuição do número de alunos
em todos os ciclos de ensino.

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