ESTRATÉGIA – Turismo Centro de Portugal apresentou documentos orientadores para o turismo da região na próxima década

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A Entidade Regional de Turismo
do Centro de Portugal
 (TCP) apresentou hoje publicamente dois documentos
estruturantes, que traçam o caminho a ser seguido na próxima década de
atividade turística no Centro de Portugal: o 
Plano Regional de Desenvolvimento Turístico
2020-2030
 e o seu Plano
de Marketing
. Os documentos foram apresentados numa sessão pública que
decorreu na sede da Deloitte, em Lisboa.




A apresentação foi presidida por Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo, e contou com uma
introdução por parte de 
Pedro
Machado
, presidente da TCP.




O Plano Regional de Desenvolvimento Turístico 2020-2030 e o
Plano de Marketing da TCP resultam de uma colaboração com a Deloitte, a qual
incluiu uma auscultação exaustiva de vários protagonistas, não apenas na área
do turismo, realizada pela consultora.




Pedro Machado referiu, no início da sessão, que “foram muitos os motivos que levaram o Turismo
Centro de Portugal a desenvolver estes documentos
“. “A indústria do turismo está a atravessar um
conjunto de mutações, o que nos motivou a percorrer este caminho, de forma
a ajustar os destinos e regiões à atividade turística. A região Centro de
Portugal cresceu nos últimos anos acima da média nacional, mas poderá não ser
sempre assim
“, sublinhou. “É importante que os players do setor
tenham um documento orientador. Estes documentos, projetados a 10 anos, são uma
referência estratégica que influencia a ação dos empresários
“. 




Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo, encerrou a sessão com
elogios ao trabalho feito. “
A
região Centro de Portugal tem contribuído de forma muito sólida para o
crescimento do turismo no país. O país não é só Lisboa. Olhando para estes
documentos, que apontam para o futuro, ficamos seguros de que temos as pessoas
certas para o Centro de Portugal continuar a crescer e ser uma região de exceção
“, frisou a
governante. “
Vamos
entrar numa nova era do turismo. Este plano permite-nos parar e pensar sobre o
futuro, com uma visão refrescada
“.






Um plano pensado a dez anos



Coube a Pedro
Santos Rosa
, Senior Manager da Deloitte, explicar os pontos fundamentais
dos dois documentos.




Plano
Regional de Desenvolvimento Turístico 2020-2030
 projeta as
principais linhas-mestras da Turismo Centro de Portugal para a próxima década.
Em concreto, sintetiza as metas turísticas concretas a atingir e os objetivos
estratégicos gerais para a Região, ao mesmo tempo que avança com linhas
estratégicas de ação para atingir os objetivos propostos.




Assim, foram definidas quatro metas turísticas a alcançar:
aumentar o número de dormidas na Região Centro de Portugal; aumentar a estada
média no território; aumentar a taxa líquida de ocupação-cama; e aumentar o
rendimento por quarto disponível nas unidades da Região.




Para alcançar essas metas, o Plano tem na sua génese cinco drivers orientadores. Estes passam por “qualificar e valorizar
todos os intervenientes na cadeia de valor do setor do Turismo”, “promover o
desenvolvimento integrado, sustentado e coeso do território”, “estruturar,
qualificar, consolidar e diversificar transversalmente a qualidade da oferta”,
contribuir para o desenvolvimento da
notoriedade da Região Centro e solidificação da marca Centro no mercado
” e
potenciar o investimento turístico na
Região Centro e incentivar a inovação e empreendedorismo
”.




À luz do novo panorama turístico da Região Centro de
Portugal, também os seus pilares estratégicos foram adaptados, passando a
totalizar cinco pilares que sumarizam a oferta turística da região: Cultura,
História, Património e Gastronomia e Vinhos; Natureza, 
Wellness, Turismo Ativo e Desportivo e Mar; LifestyleInspirational e novas
tendências; Turismo Espiritual e Religioso; e Turismo 
Corporate e Empresarial.




O Plano Regional sublinha que, tomando partido da sua
diversidade, a Região Centro de Portugal deverá alavancar a sua oferta
turística, posicionando-se como um destino coeso, caracterizado pela oferta de
experiências turísticas integradas transversais e pela continuidade ao longo do
território. A promoção do território deve evidenciar as características únicas
e diferenciadoras da Região.




Plano
de Marketing
 do TCP, igualmente apresentado por Pedro Santos Rosa, é
um documento que sintetiza a estratégia da Região, orientada para o produto,
mercados, segmentos e marca, partindo das linhas estratégicas de ação e dos
pilares estratégicos definidos pelo Plano Regional de Desenvolvimento Turístico
2020-2030.




A
elaboração do Plano Regional de Desenvolvimento Turístico
2020-2030 constituiu um enorme desafio, na medida em que é bastante
ambicioso em termos de horizonte temporal, a 10 anos, até 2030, principalmente
se tivermos em consideração a volatilidade da indústria do turismo
“, considerou
Pedro Santos Ro
sa.