PREVENÇÃO – GNR e EDP Distribuição entregam calendários para sensibilizar idosos contra burlas

0
2


A Guarda Nacional Republicana (GNR), em parceria com a EDP Distribuição, encontra-se a  distribuir, em todo o território nacional, 50 000 calendários, no sentido de “reforçar a proximidade à população mais idosa, alertando para a prevenção de burlas relacionadas com a cobrança de serviços prestados por falsos funcionários da referida empresa”.

De acordo com a GNR, “a grande visibilidade que este artigo tem no interior das residências torna mais fácil, em caso de emergência, o acesso aos contatos da Guarda Nacional Republicana (inseridos no próprio calendário), que poderão ser determinantes no apoio e na garantia da segurança das pessoas desta faixa etária”.

Os burlões apresentam-se por norma “bem-falantes, abordam as vítimas alegando trabalhar para as instituições mais conhecidas pelos mais velhos”.
Este é o retrato mais comum dos burlões que, o ano passado, enganaram 1412 idosos, de acordo com dados hoje revelados ao CM pela GNR, que tem estado no terreno, junto das populações, a sensibilizar para este problema.