PATRIMÓNIO IMATERIAL – Cultura Popular é o tema das 7 Maravilhas® em 2020

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Depois da nossa História, da Natureza, da Gastronomia, das
Praias, das Aldeias, da Mesa, e dos Doces… vamos este ano privilegiar o
Património Cultural Imaterial e eleger as 7 Maravilhas da Cultural Popular de
Portugal ®.
O tema de 2020 já tem candidaturas abertas, numa opção
individual ou com 7 patrimónios.

As 7 Maravilhas da Cultura Popular® foram lançadas esta
quinta-feira no Museu de Arte Popular em Lisboa. O projeto foi apresentado por
Luis Segadães, presidente das 7 Maravilhas, e o formato televisivo por José
Fragoso, Diretor da RTP1 e RTP Internacional. Catarina Furtado e José Carlos
Malato, apresentadores da RTP, estiveram presentes enquanto embaixadores das
eleições 7 Maravilhas.

A grande aposta deste ano passa por promover o
Património Cultural Imaterial de Portugal, elevando a nossa Cultura Popular a
um patamar de causa pública e de atração turística
”, explicou Luís
Segadães, presidente das 7 Maravilhas®. Das muitas razões que explicam
porque Portugal está hoje na moda, uma das mais marcantes é seguramente a sua
base cultural e a importância da sua cultura popular.
Fruto do nosso desenvolvimento social e cultural, e ao
contrário de muitos países, que se renderam às maravilhas da globalização,
resultando na indiferenciação e quebra de autenticidade, Portugal afirma-se
hoje pelos seus valores únicos e pela dimensão da sua multiculturalidade, onde
a expressão da sua autenticidade se encontra em cada um de nós, em cada aldeia,
vila ou cidade.

É a manutenção e a afirmação inequívoca desta
autenticidade, com manifestações em múltiplas categorias culturais, que queremos
homenagear com a eleição das 7 Maravilhas da Cultura Popular®”,

acrescentou.

As categorias a concurso são: Artesanato; Lendas e
Mitos; Festas e Feiras; Músicas e Danças; Rituais e Costumes; Procissões e
Romarias e Artefactos.
As categorias do concurso permitem a organização e
comparação de todos os Patrimónios, independentemente da sua natureza. O que
interessa avaliar é o valor de cada manifestação cultural, enquanto afirmação
distintiva do seu território.
As candidaturas terminam a 1 de março e são realizadas
online, no site oficial das 7 Maravilhas®. 

Segundo José Fragoso, Diretor da RTP1 e RTP Internacional, “a RTP1
volta a associar-se às 7 Maravilhas® para uma nova viagem televisiva pelo país,
pela autenticidade das pessoas e pela inesgotável diversidade cultural de cada
região. No ano passado, com a competição centrada nos Doces de Portugal,
conseguimos uma mobilização nacional popular excecional; este ano, a ambição é
repetir o envolvimento dos portugueses em volta de elementos centrais da nossa
identidade coletiva. É uma operação anual da RTP1 que envolve meios humanos e
técnicos consideráveis, justificada pela oportunidade e pela enorme importância
de revelar eventos e tradições, descobrir narrativas ou divulgar atividades
singulares que fazem a diferença, de norte a sul, do mar à fronteira, da
Madeira aos Açores
”.

A nona edição das 7 Maravilhas de Portugal® volta a
reinventar-se e este ano os candidatos são votados por cada um dos 18 distritos
e duas regiões autónomas, com 20 programas de daytime em direto a realizar nos
meses de julho e agosto. Haverá nesta fase 7 candidatos por distrito e regiões
autónomas, num total de 140 patrimónios candidatos, sendo que em cada programa
na RTP será apurado um pré-finalista que passa às semifinais
.
Haverá ainda um programa de repescagem. Os 20 segundos
classificados nas eliminatórias regionais do concurso serão submetidos a uma
nova votação, com o objetivo de apurar os 8 mais votados que se irão juntar aos
já pré-finalistas.
Os 28 pré-finalistas são divididos por sorteio pelas duas
semifinais, dois programas em direto na RTP1. Catarina Furtado e José Carlos
Malato voltam a ser os anfitriões e embaixadores das 7 Maravilhas®,
apresentando as semifinais e a Gala (duas semifinais e uma Grande Final). Em
cada semifinal são apurados os 7 patrimónios, os que tenham mais votos
contabilizados.

Para José Carlos Malato, “as 7 Maravilhas® são a
forma mais autêntica de conhecer Portugal. As gentes, as histórias, a natureza,
a gastronomia, os tesouros escondidos que devem ser conhecidos e vividos por
todos. O maior evento televisivo promovido pela estação publica sobre a nossa
cultura e o nosso país. E eu tenho o maior orgulho de fazer parte dele
.”

Segundo Catarina Furtado, “desde a primeira vez que
a RTP me convidou para fazer parte da iniciativa 7 Maravilhas® que percebi
que era muito mais do que um programa de televisão. Trata-se de uma promoção do
melhor de Portugal em várias áreas, um aplauso para o país e os portugueses e
um sucesso comprovado
.”

A Gala Finalíssima decorre a 5 de setembro de 2020 e será
transmitida pela RTP1, em horário nobre. Dos 14 finalistas apurados vão ser
eleitos 7 patrimónios como 7 Maravilhas da Cultura Popular®.
Sobre as 7 Maravilhas®

Desde 2007 que divulgamos e comunicamos os valores positivos
de uma Identidade Nacional forte.
Através desta experiência sabemos que as pessoas gostam de participar
ativamente nas votações. 
Querem fazer as suas escolhas através do voto – são
causas nacionais reconhecidas, temas que as pessoas amam.
A eleição das 7 Maravilhas® permitem a criação de
roteiros turísticos que exploram o melhor que um país tem para oferecer, tanto
para os turistas nacionais como para os internacionais. A primeira eleição
decorreu em 2007 e catapultou o Património Histórico nacional para a ribalta
global.
Em 2009 foi eleito o Património de Origem Portuguesa no
Mundo, que partiu de uma base única no mundo – património classificado como
Património da Humanidade em 3 continentes distintos, América do Sul, África e
Ásia. A partir de 2010 foram eleitas as Maravilhas Naturais, a Gastronomia, as
Praias, as Aldeias, as Mesas e os Doces, projetos que constituíram um grandioso
sucesso, que levou ao conhecimento do público, lugares e a interioridade de
Portugal, numa busca pelas origens e pela autenticidade, onde participaram
centenas de milhares de portugueses.
A distinção de ser uma das 7 Maravilhas® é hoje um
poderoso ícone de marketing e comunicação dentro e fora de Portugal.