COVID 19 – “Desconfie e não abra a porta” se lhe disserem que é para fazer inspeção da luz

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Numa altura em que as famílias portuguesas passam mais tempo
em casa, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) alerta para
más práticas e recomenda que os consumidores desconfiem e não abram a
porta a estranhos, principalmente quando o assunto são inspeções periódicas
e ainda lhe pedem dinheiro por isso. Durante a pandemia da Covid-19,
não estão agendadas inspeções
Em causa está o facto de o regulador ter tido conhecimento
de que podem andar a bater à porta das pessoas, alegando estarem a fazer
uma inspeção periódica à sua instalação de gás ou de eletricidade,
que é obrigatória, e que tem de pagar cerca de 60 euros.
Porém, a ERSE “contactou as empresas de eletricidade e
de gás natural, cujo nome está a ser usado na má prática e confirmou que, durante
o período da pandemia causada pela Covid-19, não estão agendadas
nem previstas quaisquer inspeções periódicas nas casas dos
consumidores, salvo em situações urgentes ou solicitadas pelo consumidor e
previamente agendadas
“, alerta o regulador. 
Recomenda ainda a ERSE que os consumidores exijam
sempre a “identificação de quem lhe bate à porta sempre que solicitar
algum serviço ao seu fornecedor ou operador da rede de eletricidade ou
de gás natural
“.