SOLIDARIEDADE – “Nos dois meses de vida já ajudámos 312 pessoas”, refere Jorge Neves, fundador do Projeto “Mãos Solidárias”

0
5
O Projeto Mãos Solidárias de Penacova – ARMC Sons do Mondego tem pouco mais de dois meses de vida e surge, não para fazer concorrência com outros organismos oficiais, mas sim para preencher um espaço que não consegue ser preenchido por esses organismos devido a diversos fatores onde o principal é a mais recente pobreza envergonhada que se agravou com o COVID-19.





Como surgiu o Grupo Mãos Solidárias?

O Grupo Amigos Solidários de Coimbra lançou-me o desafio na última semana de Abril para ajudar uma família de Poiares com a entrega de alguns produtos alimentares. E como encarou do “desafio”? Aceitei de imediato! Daí até constituir o Grupo Amigos Solidários de Penacova foram cerca de três dias. Iniciámos a ajuda a famílias mais desfavorecidas no dia 1 de Maio de 2020 com quatro voluntários e rapidamente fomos crescendo até lançar o desafio ao Paulo Rodrigues da ARMC – Sons do Mondego para passar a integrar a Associação uma vez que eles já possuíam um forte cariz social no Concelho de Penacova, desafio que o Paulo também aceitou de imediato.
Porquê “Mãos Solidárias” e não “Grupo Solidário”?
O nome Mãos Solidárias de Penacova foi escolhido cirurgicamente para se diferenciar dos restantes grupos de ajuda e de caixas solidárias que existem no Distrito de Coimbra e por isso aprovamos por unanimidade um conjunto de regras: Nunca entrarmos em casa das famílias que ajudamos; Sempre que acharmos conveniente encaminhamos as famílias para a Junta de Freguesia da área de residência, se for da concordância das mesmas; Não fazemos entrega de bens alimentares e de roupas sem antes serem todas verificadas/conferidas pelo Grupo; Trocarmos informações com outros Grupos de apoio a famílias; Só entregarmos bens alimentares, produtos de higiene pessoal e roupas em mão; Todas as famílias que ajudamos e/ou encaminhamos são tratadas, com total confidencialidade e sigilo.
Quem são os outros membros da Associação?
A Direção do Grupo Mãos Solidárias de Penacova é composta por Jorge Neves – Paulo Rodrigues – Ana Neves – Rosa Neves – Helena Pinto – Mara Alexandra – Marinela Neves – Pedro Marques e Vânia Almeida.
A Associação tem parcerias com outras congéneres?
Neste momento o Grupo Mãos Solidárias de Penacova trabalha em articulação com o Grupo Amigos solidários de Coimbra e Missão Cuida + da Figueira da Foz e para além de receber produtos em Chelo tem vários pontos de recolha de bens alimentares e produtos de higiene pessoal entre os quais destaco os mais ativos : Café Manekas – Chelo; Helena Pinto – Bairro Novo; Célia Libania – Vila Nova; Loja Mimo – Penacova; Cátia Maria – Coimbra; Paula Santos – Golpilhal; Sandra Abreu – Brasfemes; Paula Marques – Figueira da Foz e Ana Guerra – Poiares.
Até onde já chegaram as “Mãos Solidárias”?
Nos dois meses de vida já ajudámos 312 pessoas divididas por 78 famílias, onde 50 famílias são do Concelho de Penacova, 18 do Concelho de Coimbra, 4 do Concelho de Poiares, 3 da Figueira da Foz, 1 de Mortágua, 1 de Condeixa e uma de Soure. As famílias de Penacova são acompanhadas e ajudadas de forma permanente pelo Grupo tanto a nível de bens alimentares e produtos de higiene e temos uma voluntária que é Psicóloga Clínica que caso seja necessário faz o acompanhamento das famílias. Destas famílias que temos acompanhado o Grupo Mãos Solidárias “apadrinhou” três delas por serem famílias que necessitam bastante de apoio a vários níveis incluindo o apoio de afetos. Também nos juntamos na ajuda a causas específicas, como é a do Sorriso do Afonso, Rafeiros Puros e uma causa que que o Grupo se envolveu com bastante afinco na ultima semana é “Vamos ajudar o Diogo” que é um menino de Anadia que é portador de uma doença rara e necessita de realizar tratamentos caríssimos numa clínica em Braga – CHS de Braga.
Como é que identificam e quais os projetos presentes e futuros?
Somos um Grupo de causas, de ajuda e encaminhamento a quem mais precisa de nós, que pretendemos crescer e desenvolver alguns projetos no Concelho de Penacova, entre eles realizarmos todos os anos um evento solidário para podermos continuar a ajudar as “nossas famílias”, temos a intenção de, em articulação com os Bombeiros de Penacova e o Artesanato Raízes Criativas, continuar a organizar o Mercadinho Solidário de Natal dos Bombeiros de Penacova, mas desta vez com uma árvore de natal Natal Solidária e uma caminhada Solidaria onde cada participante terá de entregar um bem alimentar para poder participar ou então colocar um bem alimentar na Árvore de Natal! Todos esses bens alimentares serão para fazer cabazes de Natal para entregar às famílias por nós referenciadas.
Queres deixar alguma mensagem a todos os que nos leem?
Sim, quero deixar agradecimento aos responsáveis pela Catequese de Chelo que nos cederam uma sala para podermos guardar todos os bens que nos são fornecidos e a todos e todas que nos têm ajudado a ajudar com a sua generosidade em nos entregar bens alimentares e de higiene pessoal e que nos contactem pessoalmente, ou pelo mail amigossolidariospenacova@gmail.com ou através do grupo que criámos no facebook.