Vinharia do Mondego: Ricardo Ferreira assina nova rubrica no Penacova Actual

0
13

Semanalmente serão abordados temas relacionados com os diversos vinhos das regiões vitivinícolas no nosso país, mas com maior incidência naqueles que pertencem às que nos são mais próximos, ou seja, as da Bairrada e do Dão, assim oferecendo aos leitores uma informação mais detalhada acerca das caraterísticas e qualidades de cada um deles, da forma como devem ser servidos, das técnicas utilizadas na sua fabricação e dos pratos com que melhor combinam, para melhor o habilitar no momento de cada escolha.

Natural de Cácemes, uma aldeia da freguesia de Sazes do Lorvão, situada na franja da Serra do Buçaco, entre Penacova e o Luso, na região vitivinícola da Bairrada, o interesse do Ricardo pelo vinho e pelas lides da vinha cedo começou, nas vinhas dos seus avós e o seu pai

O Ricardo finalizou o curso de Gestão de Hotelaria – Restauração e Bebidas na Escola de Hotelaria de Coimbra e o Curso de Escanção na Escola de Hotelaria de Lisboa e foi um dos 10 semi-finalistas no concurso nacional, organizado pela Associação Escanções de Portugal em 2020.

Do seu percurso profissional destacam-se a passagem pelos restaurantes Belcanto, do chef José Avillez, pela Casa da Comida, do chef João Pereira.

A convite de André Figuinha (chefe de sala e sommelier do Feitoria, do Altis Belém & Spa, e responsável pela carta de vinhos do Rossio Gastrobar) o Ricardo é atualmente responsável pela carta de vinhos do Rossio Gastrobar do Altis Avenida.

Ricardo Ferreira é participante assíduo do “VINHÀPROVA” canal do Instagram dedicado aos vinhos das nossas regiões e do nosso país, que proporciona aos seus seguidores bons momentos de encontro, assim lhes alimentando a vontade de sentir e saber mais.

Desejamos os maiores sucessos ao Ricardo e que assim seja uma mais valia para o Penacova Actual e para os seus leitores.