Biblioteca Municipal de Penacova integra a Rede das Bibliotecas Associadas à Comissão Nacional da Unesco

0
22
A Biblioteca Municipal de Penacova, sob a direção técnica da Drª. Paula Silva, foi recentemente integrada na Rede das Bibliotecas Associadas à Comissão Nacional da UNESCO.
A Rede das Bibliotecas Associadas à Comissão Nacional da Unesco integra mais de 500 bibliotecas nacionais e estrangeiras e é promovida pela Comissão Nacional da Unesco, visando a promoção da leitura e do livro como ferramentas essenciais para o desenvolvimento do saber, do entendimento e da cooperação internacional.

A Biblioteca Municipal de Penacova apresentou a candidatura “Biblio_e_cidadani@”, um projeto itinerante de biblioteca que vai ao encontro dos atuais e novos utilizadores e têm um importante papel de aproximação e disponibilização de recursos bibliográficos, humanos e sentimentais. Pretende divulgar o livro, a leitura e algo mais… perBiblioteca de Penacova integra a Rede das Bibliotecas Associadas à Unesco correr terras e gentes diferentes ao longo do mês, transportando livros, abrindo portas para o mundo da imaginação e da alegria, mas que também oferece serviços ao domicílio e serviços em linha
que permitem ao utilizador não se deslocar ao espaço físico da biblioteca/Município de Penacova.

A Biblioteca Municipal está a chegar a aldeias com população bastante envelhecida, muita, sem saber ler nem escrever, por isso acreditamos que temos outra dimensão para além da promoção do livro e da leitura, do livre acesso à informação e ao conhecimento, temos uma dimensão de apoio social de combate à solidão e ao isolamento”, refere João Azadinho, vice-presidente do Município de Penacova, acrescentando que “o computador do Biblio_e_cidania@ permite-nos a inclusão digital, conectar as pessoas com familiares e/ou outros, localizados em lugares longínquos, num encontro interpessoal/virtual e uma aprendizagem da realidade virtual”.

Integrado neste projeto, a candidatura do município inseriu os “Baús de Leitura”, que é um serviço de apoio bibliotecário aos centros de dia e escolas mais afastadas da sede do Concelho, que permite o acesso gratuito e igualitário à informação, possibilitando que as pessoas tomem decisões informadas que possam melhorar a sua vida e proporcionando oportunidades de aprendizagem ao longo da vida. Ao promoverem o acesso à leitura e à informação, as bibliotecas constituem-se como o meio ideal para a disseminação do
conhecimento e desempenham um papel fundamental na difusão da informação e no
combate à iliteracia, tornando-se o elemento ideal para a promoção das sociedades do conhecimento, para o desenvolvimento cultural, social e económico das populações e para a promoção dos direitos humanos.

Constituem-se, assim, como potenciais elementos privilegiados de divulgação dos próprios valores e objetivos da UNESCO, num contacto muito próximo com as populações dos seus Estados-Membros.