Migração da TDT em Penacova vai realizar-se a 8 de setembro

0
52

O processo de migração da TDT na denominada região 3, começou na passada segunda-feira. “No total vão mudar de frequência nesta região 44 emissores, dos distritos de Santarém, Coimbra e Castelo Branco, e algumas localidades do sul dos distritos de Viseu e de Aveiro”, informou Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).

O processo de migração da rede de TDT começou a 7 de fevereiro e foi suspenso a 13 de março, devido aos efeitos da pandemia. O processo de migração da rede de TDT está previsto decorrer até ao dia 18 de dezembro, data em que previsivelmente ficará concluído.

Nem todas as pessoas serão abrangidas por este processo. Para informar a população impactada nesta fase, a Anacom divulgou informação relativa às mudanças na TDT através de uma carta e de um folheto entregue em casa de todas as pessoas, que resume a informação relevante para se adaptarem a este processo de mudança.

Quando o emissor mudar de frequência, o ecrã da televisão ficará sem imagem (negro), mas apenas será necessário fazer uma nova sintonia da televisão ou do descodificador de TDT e todos poderão continuar a ver televisão gratuitamente, como tem acontecido até agora. É um processo simples”, refere a Anacom.

A Anacom teve a preocupação de assegurar que não será necessário substituir ou reorientar a antena, trocar a TV ou o descodificador, e ninguém terá de subscrever serviços de televisão paga. No caso dos condomínios/edifícios que tenham instalações com amplificadores mono-canal poderão ter que os substituir” acrescenta a nota.

Em Penacova, a ressintonia dos emissores vai ocorrer no dia 08 de setembro

Como sintonizar a(s) nova(s) frequência(s) da TDT?

Para sincronizar novamente a TDT, usando as novas frequências, deve fazer o seguinte:

1 – Use o comando da TV ou do descodificar TDT (Box)

2 – Vá ao Menu e com as setas escolha uma das opções: Configurar | Antena | Setup | Instalar | Ajuste do Canal | Procura de Canais | ou outra equivalente (consoante a marca da TV ou Box) 1 Use o comando da TV ou do descodificar TDT (Box)

3 – Siga as instruções que aparecem no ecrã

As pessoas que não consigam ressintonizar os equipamentos podem ligar para a linha telefónica gratuita (800 102 002) disponibilizada pela ANACOM. Caso não consiga fazer a sintonia dos equipamentos por si ou com a ajuda prestada através do número gratuito 800 102 002, a ANACOM agendará uma visita a casa da pessoa de técnicos devidamente identificados para proceder à sintonia, de forma gratuita.